ensaios e resenhas Arqueologia de si mesmo Jonatan Silva Curitiba - PR O francês Édouard Louis (re)constrói a história da sua família, marcada pela violência e pela ausência de afeto A súbita invasão do júbilo da literatura André Seffrin Rio de Janeiro - RJ Vicente de Paula Ataide, sem o agudo do i, foi um professor maravilhoso, um apaixonado missionário da literatura À sombra de um fantasma Bruno Inácio Uberlândia – MG "Um prefácio para Olívia Guerra", de Liana Ferraz, aborda nuances da relação entre a filha e a mãe suicida Banho de água fria Sérgio Tavares Niterói – RJ Numa trama desorganizada, "Degelo" esvazia seu tema central ao ponto de anulá-lo em vários momentos As linhas de uma escritora “meio secreta” Arthur Marchetto Santo André - SP Memórias e fatos corriqueiros estão no centro das narrativas de Vilma Arêas, cuja obra acaba de ser reunida em "Todos juntos" Poema de beira Cristiano de Sales Curitiba - PR "Fio d’água", de Daniel Massa, associa mitologia ribeirinha e modernidade precária em bonita narrativa à beira-rio Sublime grotesco Giovana Proença Taubaté – SP "Onde pastam os minotauros" investiga as faces da irracionalidade humana, a ferocidade do capitalismo e a exploração dos trabalhadores Malhas que o império tece Haron Gamal Rio de Janeiro - RJ "Ébano sobre os canaviais", de Adriana Vieira Lomar, trata de escravidão, imigrantes portugueses e da opressão sobre as mulheres A celebração do enigma Vivian Schlesinger São Paulo - SP Na linguagem do norueguês Jon Fosse há uma necessidade de revelar a mágica perturbadora do que é invisível, mas presente Genealogias disformes Stefania Chiarelli Rio de Janeiro - RJ A prosa da argentina Aurora Venturini nos coloca em um universo particular, bizarro e irresistível A redenção das espécies Bianca Rosina Mattia Florianópolis – SC A solidão da vida moderna e suas consequências guiam os personagens de "Um cão no meio do caminho", de Isabela Figueiredo Para não sucumbir ao inferno Maria Célia Martirani Curitiba - PR Italo Calvino é um exemplo singular em que ficção e ensaísmo se complementam como duas faces da mesma moeda « Anterior Page1 … Page9 Page10 Page11 Page12 Page13 … Page317 Próxima »
Arqueologia de si mesmo Jonatan Silva Curitiba - PR O francês Édouard Louis (re)constrói a história da sua família, marcada pela violência e pela ausência de afeto
A súbita invasão do júbilo da literatura André Seffrin Rio de Janeiro - RJ Vicente de Paula Ataide, sem o agudo do i, foi um professor maravilhoso, um apaixonado missionário da literatura
À sombra de um fantasma Bruno Inácio Uberlândia – MG "Um prefácio para Olívia Guerra", de Liana Ferraz, aborda nuances da relação entre a filha e a mãe suicida
Banho de água fria Sérgio Tavares Niterói – RJ Numa trama desorganizada, "Degelo" esvazia seu tema central ao ponto de anulá-lo em vários momentos
As linhas de uma escritora “meio secreta” Arthur Marchetto Santo André - SP Memórias e fatos corriqueiros estão no centro das narrativas de Vilma Arêas, cuja obra acaba de ser reunida em "Todos juntos"
Poema de beira Cristiano de Sales Curitiba - PR "Fio d’água", de Daniel Massa, associa mitologia ribeirinha e modernidade precária em bonita narrativa à beira-rio
Sublime grotesco Giovana Proença Taubaté – SP "Onde pastam os minotauros" investiga as faces da irracionalidade humana, a ferocidade do capitalismo e a exploração dos trabalhadores
Malhas que o império tece Haron Gamal Rio de Janeiro - RJ "Ébano sobre os canaviais", de Adriana Vieira Lomar, trata de escravidão, imigrantes portugueses e da opressão sobre as mulheres
A celebração do enigma Vivian Schlesinger São Paulo - SP Na linguagem do norueguês Jon Fosse há uma necessidade de revelar a mágica perturbadora do que é invisível, mas presente
Genealogias disformes Stefania Chiarelli Rio de Janeiro - RJ A prosa da argentina Aurora Venturini nos coloca em um universo particular, bizarro e irresistível
A redenção das espécies Bianca Rosina Mattia Florianópolis – SC A solidão da vida moderna e suas consequências guiam os personagens de "Um cão no meio do caminho", de Isabela Figueiredo
Para não sucumbir ao inferno Maria Célia Martirani Curitiba - PR Italo Calvino é um exemplo singular em que ficção e ensaísmo se complementam como duas faces da mesma moeda