ensaios e resenhas O romance sem mobília Willa Cather A necessidade de eliminar tudo que é desnecessário e deixar a narrativa tão desnuda quanto o palco de um teatro grego Declínio delirante Allysson Casais Niterói - RJ "Dentro de tudo, a noite" comprova a habilidade de Marana Borges de deixar as coisas subentendidas ao longo da narrativa O peixe, a pedra, o sol Cristiano de Sales Curitiba - PR "Raio", de Eucanaã Ferraz, reelabora influências implacáveis da poesia moderna brasileira Romance da vertigem Sabina Anzuategui São Paulo – SP "Passeio com o gigante", de Michel Laub, oferece reflexão madura e fundamentada sobre importantes questões contemporâneas Bangue-bangue caboclo Sérgio Tavares Niterói – RJ Ao resgatar a origem da PM paulista, "Gambé" desmascara um pelotão de homens asselvajados que caçam, matam e estupram em nome da lei A infância como um espelho Luisa Destri São Paulo - SP Segundo livro de poemas Thales Guaracy ampara-se em narrativa autobiográfica e procura humanidade universal Explosão Haron Gamal Rio de Janeiro - RJ "Piñata", de André Volpato, joga com a possibilidade do apocalipse e com a violência contemporânea, incluindo redes sociais e justiceiros digitais Como uma brincadeira de bonecas Arthur Marchetto Santo André - SP Entre as inquietações que compõem a obra de Elena Ferrante estão as situações de abandono e a investigação das relações maternais Uma infância em luto Gisele Barão Curitiba - PR "Dias de silêncio", de Camila Maccari, narra uma rotina familiar em torno de uma criança com doença em fase terminal A arte que brota do chão Bruno Nogueira Uberaba – MG Referências culturais de países africanos, da literatura à música, perpassam as narrativas de José Eduardo Agualusa Rumo ao centro oculto do coração Mariana Ianelli São Paulo - SP A face oculta das palavras se ilumina no clássico "Nó de víboras", de François Mauriac Pelas turbulências do Brasil Carolina Vigna São Paulo - SP "Chumbo", de Matthias Lehmann, percorre 66 anos da turbulenta, difícil e, muitas vezes, vergonhosa história brasileira « Anterior Page1 Page2 Page3 … Page253 Próxima »
O romance sem mobília Willa Cather A necessidade de eliminar tudo que é desnecessário e deixar a narrativa tão desnuda quanto o palco de um teatro grego
Declínio delirante Allysson Casais Niterói - RJ "Dentro de tudo, a noite" comprova a habilidade de Marana Borges de deixar as coisas subentendidas ao longo da narrativa
O peixe, a pedra, o sol Cristiano de Sales Curitiba - PR "Raio", de Eucanaã Ferraz, reelabora influências implacáveis da poesia moderna brasileira
Romance da vertigem Sabina Anzuategui São Paulo – SP "Passeio com o gigante", de Michel Laub, oferece reflexão madura e fundamentada sobre importantes questões contemporâneas
Bangue-bangue caboclo Sérgio Tavares Niterói – RJ Ao resgatar a origem da PM paulista, "Gambé" desmascara um pelotão de homens asselvajados que caçam, matam e estupram em nome da lei
A infância como um espelho Luisa Destri São Paulo - SP Segundo livro de poemas Thales Guaracy ampara-se em narrativa autobiográfica e procura humanidade universal
Explosão Haron Gamal Rio de Janeiro - RJ "Piñata", de André Volpato, joga com a possibilidade do apocalipse e com a violência contemporânea, incluindo redes sociais e justiceiros digitais
Como uma brincadeira de bonecas Arthur Marchetto Santo André - SP Entre as inquietações que compõem a obra de Elena Ferrante estão as situações de abandono e a investigação das relações maternais
Uma infância em luto Gisele Barão Curitiba - PR "Dias de silêncio", de Camila Maccari, narra uma rotina familiar em torno de uma criança com doença em fase terminal
A arte que brota do chão Bruno Nogueira Uberaba – MG Referências culturais de países africanos, da literatura à música, perpassam as narrativas de José Eduardo Agualusa
Rumo ao centro oculto do coração Mariana Ianelli São Paulo - SP A face oculta das palavras se ilumina no clássico "Nó de víboras", de François Mauriac
Pelas turbulências do Brasil Carolina Vigna São Paulo - SP "Chumbo", de Matthias Lehmann, percorre 66 anos da turbulenta, difícil e, muitas vezes, vergonhosa história brasileira