perguntas frequentes

Tire dúvidas sobre assinatura, reprodução de conteúdo, publicações, críticas e elogios, entre outros.

Basta escolher o modelo de assinatura e cadastrar seus dados pessoais, incluindo número do cartão de crédito para cobrança. Para empresas e instituições privadas, é possível solicitar boleto bancário pelo e-mail rascunho@rascunho.com.br, enviando nome, endereço completos, CNPJ. Assinaturas internacionais também podem ser solicitadas por e-mail. O Rascunho é enviado a qualquer país pelos Correios.

Não. Algumas seções, como Notícias e Rascunho recomenda, são gratuitas a todos os leitores.

O valor é R$ 7,90 por mês, cobrado por meio de cartão de crédito do assinante.

Além de ter acesso a toda edição impressa do Rascunho, o assinante também tem à disposição o conteúdo exclusivo do site, como notícias, vídeos, resenhas e entrevistas, além de participar de campanhas do Rascunho e seus parceiros. O assinante também tem acesso ao arquivo do jornal, com centenas de entrevistas, resenhas e ensaios que foram publicados nos últimos 20 anos. Um acervo riquíssimo com tudo que aconteceu na literatura brasileira e estrangeira nas últimas duas décadas.

Os assinantes podem receber o Rascunho até por volta do dia 20 de cada mês — prazo estipulado pelos Correios. Caso a edição atrase ou não chegue, escreva para rascunho@rascunho.com.br. O reenvio é imediato.

Para que não haja confusão na hora da entrega do jornal, comunique qualquer alteração em seu endereço na seção Minha Conta. Se houver problema para fazer sua alteração, envie um email para rascunho@rascunho.com.br.

Basta entrar em Minha Conta e solicitar o cancelamento. Caso tenha problemas nessa requisição, escreva para rascunho@rascunho.com.br.

Para replicar qualquer material publicado pelo Rascunho (textos, imagens ou vídeos), é preciso enviar um e-mail para rascunho@rascunho.com.br. A solicitação será analisada e respondida via e-mail.

É possível colaborar com conteúdo — literário ou gráfico — inédito. Para que seu material seja analisado, envie-o, acompanhado de uma breve nota biográfica, para rascunho@rascunho.com.br. Todas as ilustrações precisam estar em alta definição. A fila de espera é longa e não garantimos publicação.

Envie e-mail para cartas@rascunho.com.br com nome completo e cidade onde mora. Sem alterar o conteúdo, o Rascunho se reserva o direito de adaptar os textos.

Sim. Envie para:
Caixa Postal 18821
80430-970
Curitiba – PR