🔓 Museu da Língua Portuguesa reabre em julho

Depois de cinco anos fechado por causa de uma incêndio, instituição vai começar a receber visita de escolas públicas e oferecerá programação online
Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo
05/02/2021

O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, voltará receber público em 17 de julho. Em dezembro de 2020, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo havia anunciado para o primeiro semestre a reabertura, mas sem cravar uma data.

Agora, a intenção é que a instituição, antes de julho, em uma espécie de teste, comece a receber visitas de estudantes de escolas públicas e ofereça programação online.

O museu está fechado desde 2015, em razão de um incêndio que destruiu o segundo e terceiro andares do prédio. A reforma custou R$ 84 milhões, divididos entre a iniciativa privada, o governo do estado de São Paulo e a seguradora.

O local está praticamente pronto, com a restauração e a ampliação concluídas. As exposições também já estão montadas, e a conexão direta com a estação da Luz foi finalizada —  agora falta apenas a iluminação externa do prédio.

Com a reforma, o mirante, que antes não era acessível ao público, será aberto à visitação e terá um café. O local será utilizado para diferentes atividades. O valor do ingresso do museu ainda não foi definido, mas a expectativa é que tenha um dia da semana gratuito.

O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em 20 de março de 2006. Está localizado na Estação da Luz, situada no coração de São Paulo — cidade com a maior população de falantes de português do mundo.

De 2006 a 2015, foram mais de 30 exposições temporárias, além de cursos, palestras, debates e apresentações artísticas. Entre os homenageados com exposições, escritores como Clarice Lispector, Machado de Assis, Cora Coralina, Fernando Pessoa, Oswald de Andrade, Jorge Amado, Rubem Braga, Guimarães Rosa, Agustina Bessa-Luís e Gilberto Freyre, além do cantor e compositor Cazuza.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho