🔓 Morre a poeta Vera Pedrosa, da geração mimeógrafo

Escritora é filha do crítico de arte Mário Pedrosa e integrou, em 1976, a antologia 26 poetas hoje, organizada por Heloisa Buarque de Hollanda 
Vera Pedrosa, autora de “Perspectivas naturais”
04/02/2021

Morreu nesta quarta-feira (3), no Rio de Janeiro, a poeta e embaixadora Vera Pedrosa, aos 85 anos. Seu primeiro livro de poesia, Poemas, é de 1964. Publicou ainda Perspectivas naturais (1978), De onde voltamos o rio desce (1979) e A árvore aquela (2015).

Em 1976, integrou a antologia 26 poetas hoje, organizada por Heloisa Buarque de Hollanda e que reuniu nomes da “geração mimeógrafo”, composta por poetas à época à margem das grandes editoras. O livro acaba de ganhar nova edição pela Companhia das Letras.

Filha do influente crítico de arte Mário Pedrosa, Vera passou parte da infância entre Washington e Nova York, acompanhando os pais, militantes trotskistas forçados ao exílio durante o Estado Novo. No Rio, onde nasceu em 2 de janeiro de 1936, a casa da família era frequentada por artistas plásticos, escritores, críticos de arte, pensadores e políticos.

Licenciada em Filosofia pela então Universidade Federal do Brasil (hoje UFRJ), trabalhou como jornalista de 1960 a 1967, no Correio da Manhã e no Jornal do Brasil.

Vera também teve uma carreira importante no Itamaraty. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de subsecretária-geral de Assuntos Políticos do Ministério das Relações Exteriores e pioneira na área do meio ambiente.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho