🔓 Antologias mapeiam passado e futuro da poesia brasileira

"26 poetas hoje" e "As 29 poetas hoje", livros organizados por Heloisa Buarque de Hollanda, serão lançados em fevereiro pela Companhia das Letras
Heloisa Buarque de Hollanda, organizadora de “As 29 poetas hoje”
30/01/2021

Publicada em 1976, a antologia 26 poetas hoje ganha nova edição em fevereiro, pela Companhia das Letras. O livro reuniu os principais expoentes da geração mimeógrafo e revelou nomes como Ana Cristina Cesar. Na nova edição, Heloisa Buarque de Hollanda, antologista da obra, compartilha lembranças do processo de organização à época e conta como a obra foi mal recebida pela imprensa, que a classificou como uma peça de “não literatura”.

O livro traz as introduções das publicações de 1976 e 1998, além de uma nota à presente edição, na qual a pesquisadora reflete sobre o termo “poesia marginal” e faz um balanço do tempo transcorrido: “É senso comum que o tempo dá jeito em tudo. E deu. A antologia entrou definitivamente para o cânone literário”, afirma.

Atualizando o mapeamento realizado nos anos 70, Heloisa organiza uma nova reunião de poetas. Mas se na primeira leva, ela reuniu 5 mulheres, agora o livro todo é composto apenas por poetas do gênero feminino. As 29 poetas hoje compõe o todo daquilo que a pesquisadora chama de “a explosiva poesia feminista de hoje em dia”.

Na apresentação da obra, ela destaca a influência de Ana Cristina Cesar no “jovem cânone da poesia de mulheres”, composto por Angélica Freitas, Marília Garcia, Ana Martins Marques, Bruna Beber e Alice Sant’Anna (também editora do livro) e faz um contraponto com a “novíssima geração”, retratada nesta antologia.

De acordo com a organizadora, a maior influência para as 29 poetas parece ser Angélica Freitas e seu Um útero é do tamanho de um punho. Heloisa reflete sobre o impacto da quarta onda feminista nessa nova geração de mulheres e aponta como diferencial a atuação delas não apenas a partir de novos eixos temáticos, mas, sobretudo, a partir de uma evidente interpelação formal e semântica das regras daquilo que é reconhecido como boa literatura, além dos novos meios como os canais digitais e as batalhas de slam.

Adelaide Ivánova, Maria Isabel Iorio, Ana Carolina Assis, Elizandra Souza, Renata Machado Tupinambá, Bruna Mitrano, Rita Isadora Pessoa, Ana Fainguelernt e Luz Ribeiro são algumas das autoras da antologia.

26 poetas hoje
Org.: Heloisa Buarque de Hollanda
Companhia das Letras
280 págs.
As 29 poetas hoje
Org.: Heloisa Buarque de Hollanda
Companhia das Letras
264 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho