🔓 Flipoços 2022 faz conexão entre música e literatura

17ª edição do Festival e da Feira do Livro de Poços de Caldas acontece de 3 a 11 de setembro e tem como patrono Milton Nascimento
Milton Nascimento, escolhido patrono da 17ª edição do Festival e da Feira do Livro de Poços de Caldas (Flipoços)
01/08/2022

A17ª edição do Festival e da Feira do Livro de Poços de Caldas (Flipoços), que acontece de 3 a 11 de setembro na cidade mineira de Poços de Caldas, traz em sua programação uma conexão entre música e literatura. Com a temática “Letras e Música, a Sinfonia da Literatura”, a curadoria quer enfatizar “a parte da diversidade musical do Brasil, sobretudo, a mineiridade, as letras e a poesia tão arraigadas e marcadas na cultura mineira”.

O Clube da Esquina, importante grupo surgido nos anos 1960 em Minas Gerais, vai ocupar grande parte da programação, que com contará com shows, bate-papos, oficinas, workshop e lançamentos de livros relacionados ao movimento que reuniu músicos e letristas como Lô Borges e Milton Nascimento, que foi escolhido o Patrono, sendo homenageado em um show do artista Zé Ibarra.

Uma das mesas sobre a MPB reúne o crítico e biógrafo Nelson Motta e o historiador e escritor Eduardo Bueno (Peninha). Ambos estarão ao vivo, de forma remota, no Teatro da Urca. Nelson direto de Lisboa e Peninha de Porto Alegre.

O Festival também destaca os 100 anos da Semana de Arte Moderna com encontros sobre o tema e convidados como Tarsilinha do Amaral, Carolina Casarin, Sergio Montero, José de Nicola e Luca de Nicola.

O livro Ulysses, de James Joyce, que completa 100 anos em 2022, também será lembrado em uma mesa com a participação remota de Caetano Galindo, tradutor da obra para o português. A mediação é de Sergio Montero. Já o Centenário de Jack Kerouac, ícone da Geração Beat, será lembrado no workshop “A influência Beat e além”, ministrado por Emanuel Madeira.

Outro destaque da programação fica por conta do Bicentenário da Independência, que ocupará vários momentos do festival, com mesas, lançamento e encontros. Jorge Caldeira, Thales Guaracy, Rodrigo Trespach e José Manuel Diogo falam sobre o tema.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho