Morte e ficção Luiz Antonio de Assis Brasil Porto Alegre - RS Ficcionistas iniciantes e mesmo profissionais estão sempre com a morte da personagem como uma tentação atrás da porta: “Se tudo der errado, eu a mato” Agosto de 2021, Edição 256, Luiz Antonio de Assis Brasil
Elogio do pormenor Luiz Antonio de Assis Brasil Porto Alegre - RS Focar o pormenor — não “os” pormenores — constituiu-se numa das melhores formas de captar o interesse do leitor Edição 255, Julho de 2021, Luiz Antonio de Assis Brasil
Coadjuvantes Luiz Antonio de Assis Brasil Porto Alegre - RS Se o leitor não acreditar numa personagem coadjuvante, desacreditará também das personagens centrais; evitar essas armadilhas é uma forma de escrever melhor Edição 254, Junho de 2021, Luiz Antonio de Assis Brasil
O terror do final Luiz Antonio de Assis Brasil Porto Alegre - RS O final antevisto será um bom norte para a organização estrutural do romance; deixá-lo à “inspiração” do momento é o caminho mais curto para o insucesso Edição 253, Luiz Antonio de Assis Brasil, Maio de 2021
Personagens pensam? Luiz Antonio de Assis Brasil Porto Alegre - RS Para iniciantes, a melhor sugestão será fazer com que a personagem pense o menos possível, deixando que suas ações deixem entrever seus pensamentos Abril de 2021, Edição 252, Luiz Antonio de Assis Brasil
Entre aspas e travessões Luiz Antonio de Assis Brasil Porto Alegre - RS Nos diálogos de uma narrativa, não há quaisquer regras, exceto duas: clareza e fidelidade; o leitor não pode se confundir Edição 251, Luiz Antonio de Assis Brasil, Março de 2021
Personagens falam, às vezes Luiz Antonio de Assis Brasil Porto Alegre - RS Não há muitos conselhos para criar um diálogo, mas o mais sensato é: faça sua personagem falar o menos possível Edição 250, Fevereiro de 2021, Luiz Antonio de Assis Brasil
O conflito de todos nós [2] Luiz Antonio de Assis Brasil Porto Alegre - RS O melhor artifício autoral para que o conflito transpareça é deixar para o leitor a interpretação das diferentes situações críticas Edição 249, Janeiro de 2021, Luiz Antonio de Assis Brasil
O conflito em todos nós (1) Luiz Antonio de Assis Brasil Porto Alegre - RS As situações críticas da narrativa, às vezes chamadas de conflitos, são os acontecimentos que conduzem o interesse do leitor, arrastando-o até a última página Dezembro de 2020, Edição 248, Luiz Antonio de Assis Brasil
O tempo que foge Luiz Antonio de Assis Brasil Porto Alegre - RS O fato é que o tempo condiciona nossa vida, como condiciona o andamento das ficções, as quais são nossa forma de esquecer a morte Edição 247, Luiz Antonio de Assis Brasil, Novembro de 2020