“Três palmos”, da paulista Maria Eugênia Moreira, traz narrativa breve sobre perdas

Primeiro romance da escritora, conta história de Emílio, que após ser deixado pela esposa e perder o pai, decide sumir sem deixar rastros
Maria Eugênia Moreira, autora de “Três palmos”
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
14/09/2021

Depois de publicar o livro de crônicas Urucum, a editora Penalux lança agora o primeiro romance da paulista Maria Eugênia Moreira, Três palmos. A edição traz posfácio da escritora e poeta Julia Raiz e texto de orelha de Júlia Grilo.

A narrativa conta a história de Emílio, que é deixado pela esposa Estela e logo em seguida perde o pai. O personagem, então, decide sumir sem deixar rastros. “Três palmos narra como o amor te transforma profundamente de maneiras em que não é possível recuperar um antes, o antes de você deixa de existir. O amor é sempre um tormento porque o amor é sempre uma tormenta, uma tempestade violenta dentro da nossa cabeça. O amor talvez seja às vezes intolerável, tira toda a nossa coerência”, escreve Julia Raiz, no posfácio.

Contado principalmente em primeira pessoa, a narrativa também traz formatos e vozes  diferentes, em descompasso, na tentativa de montar um quebra-cabeça. “O livro surgiu como um conto, mas depois de um tempo eu precisava de outros finais. Acabou sendo um romance por conta própria”, diz a autora, que cita como suas influências os autores Victor Heringer, João Guimarães Rosa e Marçal Aquino.

Maria Eugênia nasceu em Jacareí, no interior paulista, em 2000. Criada na cidade de Cruzeiro, divisa dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a escritora começou desde cedo a sofrer influências da literatura local e dos três estados. É estudante de  psicologia na PUC-SP.

Três palmos
Maria Eugênia Moreira
Penalux
76 págs.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Últimas edições

Publicidade

Publicidade