🔓 “Três palmos”, da paulista Maria Eugênia Moreira, traz narrativa breve sobre perdas

Primeiro romance da escritora, conta história de Emílio, que após ser deixado pela esposa e perder o pai, decide sumir sem deixar rastros
Maria Eugênia Moreira, autora de “Três palmos”
14/09/2021

Depois de publicar o livro de crônicas Urucum, a editora Penalux lança agora o primeiro romance da paulista Maria Eugênia Moreira, Três palmos. A edição traz posfácio da escritora e poeta Julia Raiz e texto de orelha de Júlia Grilo.

A narrativa conta a história de Emílio, que é deixado pela esposa Estela e logo em seguida perde o pai. O personagem, então, decide sumir sem deixar rastros. “Três palmos narra como o amor te transforma profundamente de maneiras em que não é possível recuperar um antes, o antes de você deixa de existir. O amor é sempre um tormento porque o amor é sempre uma tormenta, uma tempestade violenta dentro da nossa cabeça. O amor talvez seja às vezes intolerável, tira toda a nossa coerência”, escreve Julia Raiz, no posfácio.

Contado principalmente em primeira pessoa, a narrativa também traz formatos e vozes  diferentes, em descompasso, na tentativa de montar um quebra-cabeça. “O livro surgiu como um conto, mas depois de um tempo eu precisava de outros finais. Acabou sendo um romance por conta própria”, diz a autora, que cita como suas influências os autores Victor Heringer, João Guimarães Rosa e Marçal Aquino.

Maria Eugênia nasceu em Jacareí, no interior paulista, em 2000. Criada na cidade de Cruzeiro, divisa dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a escritora começou desde cedo a sofrer influências da literatura local e dos três estados. É estudante de  psicologia na PUC-SP.

Três palmos
Maria Eugênia Moreira
Penalux
76 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho