🔓 Júlia Grilo estreia com o romance “Cães”

Em seu primeiro livro, autora baiana joga com reflexões opostas em uma investigação sobre a condição humana; o texto de orelha é da cartunista Laerte
Júlia Grilo, autora de “Cães”
31/05/2021

No romance Cães, lançado pela Penalux e disponível em e-book, a baiana Júlia Grilo joga com reflexões opostas em uma narrativa que investiga a condição humana. O que diferencia o homem dos outros animais, em primeiro lugar?

O livro, que traz texto de orelha assinado pela cartunista Laerte Coutinho, começa com a chegada de um cão à casa da protagonista. A partir daí, movida pela nova companhia, a personagem inicia uma profunda viagem existencial e dialética.

Durante a empreitada, entre a levada coloquial e erudita, discute-se o que une e separa o ser humano de seus iguais e dos bichos. De acordo com Michelle Henriques, uma das criadoras do movimento Leia Mulheres, trata-se de um “livro sobre se tornar adulto”.

“Minha escrita é desesperada, com meus vestígios de criança; é sóbria, com minha vontade de adulto; e é incivil, porque eu não gosto que me digam o que fazer”, conta a autora, que aos 17 anos finalizou o romance Deserção, mas não o publicou.

Júlia Grilo nasceu em Salvador (BA), em 2000. Machado de Assis, Gabriel García Márquez e Elena Ferrante são os nomes que mais influenciaram sua prosa. Aos 15 anos, quando leu o Bruxo, descobriu-se escritora.

Cães
Júlia Grilo
Penalux
154 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho