🔓 Marcos Marcionilo é o novo curador do Jabuti

As cronistas do "Rascunho" Ana Elisa Ribeiro e Bel Santos Mayer farão parte do conselho da 63ª edição do prêmio, que há um ano estava sem curador
Marcos Marcionilo, novo curador do prêmio Jabuti
16/03/2021

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou o nome do novo curador do prêmio Jabuti. O editor e tradutor Marcos Marcionilo vai comandar a 63ª edição do concurso. Fundador da Parábola Editorial, focada em letras e linguística, ele já participou de três edições da premiação: em 2018, foi jurado e, em 2019 e 2020, integrou o conselho curador.

A premiação do ano passado não teve um curador. Pedro Almeida, da Faro Editorial, que deveria ocupar o cargo naquele ano, renunciou após repercussão negativa de um texto seu em que minimizava as mortes da pandemia da covid-19.

As cronistas do Rascunho Ana Elisa Ribeiro e Bel Santos Mayer farão parte do time comandado por Marcionilo, juntamente com o professor da Universidade de São Paulo Luiz Gonzaga Godoi Trigo e da editora Camile Mendrot. Eles compõem o conselho do concurso e vão “acompanhar as etapas do prêmio, analisar e deliberar sobre casos omissos, além de ser responsável por validar o corpo de jurados”.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho