🔓 Livro reúne pela primeira vez contos de Astolfo Marques

“O Treze de Maio: e outras estórias do pós-Abolição” traz 17 histórias que foram publicadas em jornais e retratam o fim da escravidão no Brasil
Sede da Academia Maranhense de Letras, instituição que Astolfo Marques ajudou a fundar
27/04/2021

O livro O Treze de Maio: e outras estórias do pós-Abolição reúne pela primeira vez contos do escritor  maranhense Astolfo Marques em livro. Organizada por Matheus Gato, a obra traz prefácio assinado por Paulo Lins, autor de Cidade de Deus.

O livro reúne 17 narrativas breves, concentradas no retrato das reverberações do fim da escravatura em uma região especialmente vitimada pela brutalidade, como foi o Maranhão. Na época em que foi publicada, a ficção de Astolfo Marques chegou a ser entendida pela crítica de seus dias como um mero espelho irrefletido dos tempos.

Por pouco não foi completamente apagada, permanecendo restrita aos arquivos históricos da imprensa maranhense até que o sociólogo e pesquisador Matheus Gato resgatasse e reunisse pela primeira vez os contos do autor maranhense.

Em seu retrato da vida anônima, Astolfo Marques denuncia um Brasil que flerta, em discurso e ação, com uma república urbana e importada, mas que abriga em sua cartografia humana as marcas e as consequências de um passado que ainda se faz presente.

Pouco conhecido entre os leitores brasileiros, Raul Astolfo Marques nasceu em São Luís do Maranhão, em 1876. Escritor, jornalista e tradutor, publicou contos e crônicas nos principais periódicos maranhenses de sua época. É autor dos livros A vida maranhense (1905), De São Luís a Teresina (1906), Natal (1908) e A nova aurora (1913).

Autodidata, trabalhou como contínuo na Biblioteca Pública do Maranhão, foi um dos fundadores do grupo de intelectuais Oficina dos Novos, que deu origem à Academia Maranhense de Letras, da qual foi membro.

O Treze de Maio: e outras estórias do pós-Abolição
Astolfo Marques
Org.: Matheus Gato
Fósforo
208 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho