🔓 Edimilson de Almeida Pereira lança coletânea com poemas sobre a infância

Editado de maneira artesanal, "A vida não funciona como um relógio — Memórias do homem azul" reúne 21 textos do vencedor do Prêmio São Paulo em 2021
Edimilson de Almeida Pereira, autor de “A vida não funciona como um relógio” (Foto: Prisca Agustoni)
25/07/2022

A infância é o tema central do novo livro do poeta e romancista Edimilson de Almeida Pereira, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2021 com o romance Front. A vida não funciona como um relógio — Memórias do homem azul reúne 21 poemas que combinam o ponto de vista livre da criança e as memórias do adulto. Editada pela Quelônio em tipografia artesanal, a obra será lançada na próxima sexta-feira (29), às 18h30, na Livraria da Tarde (Rua Cônego Eugênio Leite, 956, Pinheiros, São Paulo).

Os poemas de A vida não funciona como um relógio dialogam com a oralidade da tradição da poesia brasileira e com autores como Drummond, Bandeira, Mário de Andrade, João Cabral de Melo Neto e Murilo Mendes.

O livro tem como subtítulo “Memórias do homem azul” e comporta poemas de afeto entre as diferentes gerações do menino-poeta. Há, em Lembrança, um lamento pela ausência do pai, cuja memória se cristaliza em uma fotografia que exige restauro (“resta o mistério / de abraçar no pai / o menino de que me perdi”).

Dividido em cinco partes (“Sem data”, “Rondó”, “Ao alcance da mão”, “Mascarada”, “Sem data”), o livro é dedicado aos filhos do autor, Iara e Antonio, crianças que surgem, sem serem nomeadas, em O homem maduro, poema que fecha a seção “Mascarada” e que traz um verso que empresta título ao livro.

A vida não funciona como um relógio — Memórias do homem azul
Edimilson de Almeida Pereira
Quelônio
48 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho