🔓 Coleção Vaga-Lume lança história de ficção científica

“Os marcianos”, escrito por Luiz Antonio Aguiar, aborda questões como censura, agorafobia e reclusão de jovens por conta da tecnologia
Luiz Antonio Aguiar, autor de “Os marcianos”
26/07/2021

Os marcianos, escrito pelo carioca Luiz Antonio Aguiar, é o novo livro da Coleção Vaga-Lume, lançada pela editora Ática. Com capa ilustrada pela dupla pernambucana Sapo Lendário, a obra se passa no futuro, em uma colônia em Marte.

Quase nada se sabe sobre o que antecedeu essa situação, já que o Manual criado pelo comitê educacional local não permite a viagem por águas passadas: “Marte é nosso presente e futuro; o passado, o Planeta Natal, extirpado de nossas vidas, foi a Terra”.

O protagonista Zás e seus amigos Beca e D.K.O. não se contentam com tal restrição e vão em busca de respostas sobre os primórdios da ocupação do Planeta Vermelho numa trajetória cheia de anéis tubulares, estações espaciais, esferas douradas, astronaves e escavações arqueológicas.

O ambiente inóspito de Marte, a organização da colônia, a memória distante de uma vida no planeta Terra e as tecnologias avançadas apresentam um universo distante da realidade presente do público juvenil, mas repleto de conflitos e e outras situações: Os marcianos também percorre questões sobre censura, agorafobia e reclusão de jovens por conta da tecnologia, além de ser repleto de referências históricas, geográficas e literárias.

Lançada em 1970, a Coleção Vaga-Lume passou por muitas gerações de leitores. Após mais de dez anos sem lançar novos títulos, a Ática retomou a publicação em 2020 com Ponha-se no seu lugar!, de Ana Pacheco, que recebeu o Prêmio Mérito Literário no concurso Amare Livros, promovido pelo Festival Literário Internacional de Poços de Caldas — Flipoços, e o selo Distinção Cátedra 10, oferecido pela Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio.

Os marcianos
Luiz Antonio Aguiar
Ilustração: Sapo Lendário
Ática
216 páginas
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho