🔓 Após 12 anos, Coleção Vaga-Lume volta a publicar livro inédito

“Ponha-se no seu lugar!”, da escritora e pesquisadora Ana Pacheco, é uma releitura do conto clássico O nariz, de Nikolai Gógol, escrito em 1836
A Coleção Vaga-Lume foi um fenômeno editorial nas décadas década de 70 e 80
29/10/2020

(29/10/20)

Após 12 anos sem publicar livros inéditos, a Coleção Vaga-Lume retorna ao mercado editorial com Ponha-se no seu lugar!, da escritora e pesquisadora Ana Pacheco. Trata-se de uma releitura do conto clássico O nariz, de Nikolai Gógol, de 1836. A obra conta com projeto gráfico do ilustrador Bernardo França.

O livro conta a história de Lucas, um menino que perde seu nariz — ele foi jogado no lixo por seu inimigo. O nariz, no entanto, ganha vida própria e passa a fazer sucesso entre os jovens do colégio, conquistando até Florinha, a paixão de Lucas. O rapaz começa então sua aventura de reconquistar seu nariz e colocá-lo em seu lugar novamente.

A Coleção Vaga-Lume foi um fenômeno editorial nas décadas década de 70 e 80 no Brasil, ajudando a formar várias gerações de leitores. Ao longo de sua história, a Coleção lançou obras como A ilha perdida, de Maria José Dupré, O escaravelho do diabo, de Lúcia Machado de Almeida, adaptado ao cinema, e A turma da Rua Quinze, de Marçal Aquino.

A Coleção chegou a ter cerca de 100 títulos e reuniu, ainda, livros de autores como Marcos Rey e Orígenes Lessa. As tiragens, no seu auge, eram de cerca de 80 mil exemplares — esgotados em cerca de um ano.

A editora Ática, responsável pela Coleção e que hoje faz parte do grupo Somos Educação, pretende publicar em breve a ficção científica Os marcianos, de Luiz Antonio Aguiar, e estuda investir em outros lançamentos dentro da Coleção.

Ponha-se no seu lugar!
Ana Pacheco
Ática
64 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho