🔓 Cidinha da Silva é a convidada da coluna “Um certo alguém” nesta quinta

Além de responder às quatro perguntas da breve entrevista do Itaú Cultural, a autora mineira publica a crônica inédita “Trem fantasma”
Cidinha da Silva, autora de “Um exu em Nova York”
16/06/2021

Nesta quinta-feira (17), a coluna “Um certo alguém”, do site do Itaú Cultural, tem como convidada a mineira Cidinha da Silva. Publicada semanalmente, a coluna é composta por uma breve entrevista, com quatro perguntas-padrão: qual é a história de sua maior saudade? o que o emociona no dia a dia? como você se imagina no amanhã? e quem é? Elas abordam passado presente e futuro, de forma a aproximar, a cada nova edição, público e personalidades do meio da arte e da cultura.

Juntamente com a pequena entrevista, a coluna publica também a crônica Trem desgovernado, texto que integrará o novo livro de Cidinha, ainda sem título e previsão de lançamento.

Nascida de em Belo Horizonte, Cidinha Ă© autora de 17 livros, entre crĂ´nicas, contos, ensaios, dramaturgias e literatura infanto juvenil. Um deles, Um Exu em Nova York, recebeu o PrĂŞmio da Biblioteca Nacional, na categoria contos, em 2019.

No mesmo ano, o ensaio Explosão feminista, do qual é co-autora, foi finalista do Jabuti e recebeu o Prêmio Rio Literatura 4ª edição. Nesta entrevista ao Itaú Cultural, ela conta que, vê a si mesma, antes de qualquer outra coisa, como uma mulher negra vivendo em um país racista, duas condições que precedem tudo e são determinantes de todas as outras.

“Saudade é um troço duro de sentir, talvez por isso eu tenha poucas”, conta a escritora.“Os shows terminavam no entardecer, quando o céu de Belo Horizonte é ainda mais bonito”, recorda. “Eu e vários amigos e amigas descíamos a pé do parque até o centro da cidade. Passávamos pelas casas riquíssimas do bairro Mangabeiras, pela Praça do Papa, e descíamos toda a Avenida Afonso Pena, cantando, rindo, brincando. Era um período de muito sonho e projetos de futuro.”

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho