🔓 TAG lança coleção com obras de autores negros

Livros de Lima Barreto, Toni Morrison e Chimamanda Ngozi Adichie compõem a série “Vozes Negras”, que inclui ainda conteúdos extras online
Chimamanda Ngozi Adichie, autora de “No seu pescoço”
19/08/2021

A TAG, clube de livros voltado para a literatura de ficção, lançou uma coleção com obras escritas apenas por autores negros. “Vozes Negras” traz sete títulos, produzidos em diferentes épocas, de temáticas e nacionalidades diversas. São eles: Úrsula, de Maria Firmina dos Reis; Amada, de Toni Morrison; Clara dos Anjos, de Lima Barreto; A autobiografia de minha mãe, de Jamaica Kincaid; No seu pescoço, de Chimamanda Ngozi Adichie; Dentes brancos, de Zadie Smith e O avesso da pele, de Jeferson Tenório. A coleção está em pré-venda no site da TAG, com entrega prevista para outubro.

A coleção é parte de um projeto chamado TAG Trilhas, que pretende “unir literatura e experiências imersivas sobre grandes temas”. Além dos livros, o assinante tem acesso à plataforma digital com conteúdos extras, como playlists de leitura, textos complementares e debates com nomes dos cenários nacional e internacional, como Criolo, Conceição Evaristo e Grada Kilomba.

No caso da “TAG Trilhas Vozes Negras”, as obras são apresentadas em ordem cronológica a partir do contexto histórico dos seus enredos, e estão conectadas a macroabordagens. Para isso, um gráfico ilustrado que lembra o mapa de uma rede de metrô acompanha o material, “conduzindo” o leitor através de uma sugestão de ordem de leitura das obras associada ao conteúdo online da plataforma, onde é aprofundada a interseccionalidade dos títulos.

As tramas, mesmo distantes no tempo e na geografia, são perpassadas por temáticas comuns, como as de gênero, feminismo e raça presentes em Amada, cuja história se passa em 1863, e No seu pescoço, que acontece nos anos 2000; ou por questões de masculinidade e negritude presentes em Dentes brancos, da britânica Zadie Smith e O avesso da pele, do brasileiro Jeferson Tenório.

Os títulos foram escolhidos por um comitê de curadoria composto por Fernando Baldraia, editor de diversidade da Companhia das Letras, editora a cujo catálogo pertencem as obras, e Fernanda Bastos e Luiz Mauricio Azevedo, idealizadores da editora independente Figura de Linguagem e colaboradores da TAG.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho