🔓 Segundo romance da ganesa Yaa Gyasi ganha tradução

Em “Reino transcendente”, a premiada autora narra as dificuldades de uma imigrante africana e sua família no sul dos Estados Unidos
Yaa Gyasi, autora de “Reino transcendente”
11/06/2021

No romance Reino transcendente, lançado pela Rocco, a jovem autora ganesa Yaa Gyasi trata de temas como racismo, imigração, depressão e vício. Por seu livro de estreia, O caminho de casa, venceu o Prêmio Hemingway e figurou na lista dos mais vendidos do New York Times.

Na nova narrativa, Gifty é uma imigrante africana vivendo no sul dos Estados Unidos. Apesar de ter um sólida carreira acadêmica na Universidade de Stanford, onde prepara um doutorado em Neurociência, a personagem enfrenta os problemas de morar em um ambiente racista — dos quais sua família também não escapa.

Na contramão do sonho americano, o pai da protagonista abandona a terra do Tio Sam para voltar ao seu país de origem. Já seu irmão, uma promessa do basquete, torna-se viciado em opioides depois de uma lesão. E a mãe, em consequência dos desastres, é acometida por uma depressão severa.

Para tentar contornar o caos que lhe cerca, Gifty se dedica ferrenhamente à ciência e busca credibilidade no Alabama, onde vive, em uma história que, apesar de trágica, também traz momentos de fé, superação e amor.

Assim como a personagem de Reino transcendente, Yaa Gyasi nasceu em Gana e é radicada nos Estados Unidos. Estreou na literatura aos 28 anos, com boa acolhida de público e crítica. Mora em Berkeley, na Califórnia.

Reino transcendente
Yaa Gyasi
Trad.: Waldéa Barcellos
Rocco
320 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho