🔓 Pesquisadora analisa obras infantis do século 19

Em seu livro de estreia, Isabel Lopes Coelho faz uma reflexão sobre o mercado editorial europeu a partir de obras clássicas da literatura infantil
Isabel Coelho, autora de “A representação da criança na literatura infantojuvenil”
13/01/2021

A editora e pesquisadora Isabel Lopes Coelho faz sua estreia com A representação da criança na literatura infantojuvenil: Rémi, Pinóquio e Peter Pan, livro que a editora Perspectiva acaba de publicar.

O trabalho investiga a construção da representação da criança em três obras icônicas da literatura infantil do século 19: Sans Famille (Hector Malot), Pinóquio (Carlo Collodi) e Peter e Wendy (J. M. Barrie). Resultado da tese de doutoramento de Coelho, o texto detalha o desenvolvimento do mercado editorial nos países em cada personagem foi criado (França, Itália e Inglaterra), focado na literatura infantil e no surgimento da criança como sujeito na sociedade moderna.

O livro é dividido em quatro capítulos, sendo o primeiro um panorama histórico e cultural da segunda metade do século 19 e os outros três dedicados a cada uma das obras. Como inspiração para a leitura crítica dos textos, Coelho vale-se da metodologia de Erich Auerbach em Mimesis, pinçando uma cena, um gesto, um diálogo ou situação que representem o todo.

Dessa composição de vozes, as três obras, e a literatura infantil como um todo, emergem ressignificadas, e o leitor adulto vai finalmente ser apresentado a essa criança que não é uma personagem plana, criada com propósitos edificantes, mas sim sujeito de sua(s) própria(s) história(s), em seus próprios termos. Uma vasta bibliografia estrangeira deu suporte à pesquisa que foi parcialmente desenvolvida com bolsa da Internationale Jugendbibliothek, em Munique, na Alemanha.

Isabel Lopes Coelho é doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada e mestre em Língua e Literatura Francesa, títulos obtidos na Universidade de São Paulo (USP). Por do12 anos, esteve à frente do Núcleo Infantojuvenil da editora Cosac Naify, onde coordenou as publicações do catálogo infantojuvenil e das obras de crítica sobre o tema, trazendo para o Brasil autores importantes como Peter Hunt, Maria Nikolajeva e Sophie Van Der Linden, entre outros. Por esse trabalho, recebeu em 2012 o prêmio BOP — Best Children’s Publisher of the Year, concedido na Feira do Livro Infantil de Bolonha. Atualmente é publisher na FTD Educação e ministra cursos e palestras sobre literatura infantil e sobre o livro ilustrado.

A representação da criança na literatura infantojuvenil: Rémi, Pinóquio e Peter Pan
Isabel Lopes Coelho
Perspectiva
208 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho