🔓 Luci Collin volta aos contos com “Dedos impermitidos”

Autora curitibana lança livro de narrativas curtas após ser finalista do Prêmio Jabuti em 2020 com a coletânea de poemas “Rosa que está”
Luci Collin, autora de “Dedos impermitidos”
17/05/2021

A poeta e prosadora curitibana Luci Collin lança mais um livro pela Iluminuras. Dedos impermitidos traz contos em que a marca da poesia se faz muito presente. O livro ainda traz prefácio da escritora e crítica literária Maria Esther Maciel sobre o trabalho de Luci.

“Luci Collin vem construindo uma obra vasta e intensa nos últimos anos, sobretudo no vigor poético da sua prosa. Não quero com isso sugerir uma dicotomia simples entre prosa e poesia; mas, em sua escrita múltipla, Collin de fato tem uma voz razoavelmente unificada e estável nos versos, ao passo que na prosa realiza uma verdadeira explosão de modos, ritmos, tons, personas, que vão construindo a cada peça toda uma nova história da linguagem possível e impossível”, diz trecho do texto de orelha, assinado pelo poeta Guilherme Gontijo Flores.

Luci Collin tem uma vasta produção como poeta, ficcionista e tradutora. São mais de 20 livros publicados desde os anos 1984, ano em que estreou com o livro de poesia Estarrecer. Em 2015, foi finalista do Prêmio Oceanos com Querer falar. Seus livros mais recentes, são A árvore todas (contos, 2015), A palavra algo (poesia, 2016, Prêmio Jabuti), Papéis de Maria Dias (romance, 2018 — com peça teatral homônima montada pelo Teatro Guaíra) e Rosa que está (poesia, 2019, finalista do Prêmio Jabuti).

Participou de diversas antologias nacionais e internacionais (nos EUA, Alemanha, França, Uruguai, Argentina, Peru e México). Com Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (USP, 2003), é professora aposentada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR. Ocupa a Cadeira n. 32 da Academia Paranaense de Letras.

Dedos impermitidos
Luci Collin
Iluminuras
120 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho