🔓 Lives com autores fazem aquecimento para Prêmio Jabuti

Primeira transmissão do projeto acontece nesta quarta (6), com Ignácio de Loyola Brandão; Djamila Ribeiro e Itamar Vieira Junior estão na programação
Os autores Djamila Ribeiro, Ignácio de Loyola Brandão (à esquerda) e Itamar Vieira Junior participam do projeto #EsquentaJabuti
05/10/2021

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) vai promover uma série de lives que servem de aquecimento para a 63º Prêmio Jabuti, cuja cerimônia de premiação acontece em 25 de novembro.

O projeto #EsquentaJabuti, realizado em parceria com livrarias, acontece a partir de outubro. A live de estreia do projeto acontece nesta quarta-feira (6), no canal do YouTube da CBL. Na transmissão, Luiz Trigo, conselheiro do Prêmio, conduz uma conversa com Ignácio de Loyola Brandão, que é a Personalidade Literária desta edição do Jabuti.

Os convidados do mês são nomes que já venceram o Prêmio, entre eles Cida Pedrosa, Otávio Júnior, Wagner William, Joselia Aguiar, Itamar Vieira Junior e Djamila Ribeiro. Em novembro, a programação vai incluir os finalistas do Prêmio Jabuti 2021.

De acordo com Marcos Marcionilo, editor, tradutor e curador da premiação, a proposta do projeto é ampliar o alcance do prêmio e aproximar os leitores de autores e suas obras. “A escolha de Ignácio de Loyola Brandão como o primeiro convidado do #EsquentaJabuti é muito simbólica. Além de grande homenageado desta edição, ele é uma referência na literatura brasileira. Seu trabalho abriu e segue abrindo espaço para tantos outros autores da atualidade. Sua presença em nossa primeira conversa será tão fecunda quanto sua obra.”

A divulgação dos dez candidatos ao prêmio de cada categoria acontece em 9 de novembro, a partir das 12h, no site do Prêmio. Já a lista dos cinco autores na reta final de suas respectivas categorias será revelada no dia 16 do mesmo mês.

Programação #EsquentaJabuti:

dia 06, às 19h (Youtube CBL) — Ignácio de Loyola Brandão. Mediação: Luiz Trigo, conselheiro do Prêmio Jabuti 2021. Tema: “É ficção? — A distopia em Ignácio de Loyola Brandão”

Dia 07, às 19h30 (Instagram Livraria da Tarde) —  Cida Pedrosa. Mediação: Mônica Carvalho, fundadora da Livraria da Tarde, e Nathan Matos, sócio-fundador da Editora Moinhos. Tema: “Poesia como arte e crítica do mundo”

Dia 09, às 10h (Instagram PanaPaná) — Otávio Junior. Mediação Nani Braun, atriz e educadora. Tema: “Da minha janela — Assim eu vi, assim vos contei”

Dia 13, às 19h (Instagram Livraria Mandarina) — Cida Pedrosa. Mediação: Daniela Amendola e Erika Paixão, sócias-fundadoras da Livraria Mandarina. Tema: “Escrever é resistir!”

Dia 14, às 19h (Instagram Livraria Leitura) — Wagner Willian. Mediação: Raphael Albuquerque, livreiro, escritor e professor de roteiro. Tema: “HQs: as camadas da imaginação”

Dia 20, às 17h (Instagram Livraria Martins Fontes) — Joselia Aguiar.  Mediação: Ana Elisa Ribeiro, conselheira do Prêmio Jabuti 2021. Tema: “A biografia como produção de memória”

Dia 21, às 19h (YouTube Livraria da Travessa) — Itamar Vieira Junior

Dia 27, às 19h (Instagram Livraria Loyola) — Ignácio de Loyola Brandão. Mediação: Fernando Martins (Apresentador Jovem Pan News). Tema: “A fantasia nos ajuda a suportar a vida”

Dia 28, às 19h (YouTube Blooks Livraria) — Djamila Ribeiro. Mediação: Ana Claudia Souza (jornalista), Juliana Berlim (escritora) e Midria (poeta e slammer). Tema: “Literatura para viver”

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho