🔓 Itaú Cultural homenageia Moacyr Scliar

No mês em que se completam dez anos da morte do autor de “O centauro no jardim”, instituição lembra a participação do escritor gaúcho no Paiol Literário
Moacyr Scliar, autor de “O centauro no jarim”, morreu em fevereiro de 2011
26/02/2021

Dez anos sem Moacyr Scliar. Para que o público leitor lembre um pouco de sua trajetória, o Itaú Cultural vai reunir neste sábado (27), em publicação única, as participações do escritor gaúcho no programa Jogo de Ideias e no podcast Paiol Literário, realizado em parceria com o Rascunho — que, em outubro do ano passado, fez uma matéria especial para celebrar os 40 anos do romance O centauro no jardim, o mais festejado de Scliar.

Autor de mais de 70 obras, o prosador de Porto Alegre também foi médico e transitou por diferentes gêneros literários — conto, crônica, romance. Mesmo com uma extensa trajetória nas letras, nunca conseguiu viver somente de literatura — sendo este um dos assuntos abordados em sua participação no Paiol.

Essa condição, no entanto, não parece ter lhe abalado. “A fama, com o tempo, passa a ser cada vez menos importante do que o júri interior que temos dentro de nós”, comenta Scliar, que venceu, entre outros prêmios literários, quatro vezes o Jabuti.

Cartas para Caio
Nesta última quinta-feira (25), o Itaú Cultural já tinha homenageado Caio Fernando Abreu, outro nome importante da literatura brasileira. Nos 25 anos da morte do autor de Morangos mofados, a organização reuniu cartas especialmente escritas pela pesquisadora e jornalista alagoana Camila Vilela de Holanda e pelo cineasta e poeta gaúcho Davi Kinski — ambos influenciados pela obra de Caio.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho