🔓 Expoente do microconto chinês em tradução inédita

“A festa de um homem só”, publicado pela Jaguatirica, reúne cinco dos livros mais festejados de Lao Ma; a versão em português é de Caio Yurgel
Lao Ma, autor de “A festa de um homem só”
01/03/2021

A festa de um homem só, de Lao Ma, está em pré-venda pela Jaguatirica. A obra, que reúne cinco dos livros mais festejados deste que é considerado o pai do microconto chinês, chega ao público brasileiro em tradução de Caio Yurgel.

Na reunião de breves narrativas, a realidade de um país que ocupa cada vez mais uma posição central no mundo é relatada — com todo o absurdo intrínseco à existência humana. Segundo o próprio autor, as histórias são “belas, tristes, perspicazes e humorísticas”.

“A realidade chinesa é muito mais complexa (e interessante) do que a maneira como se noticia o país no exterior. Essa foi a grande mediação cultural dessa tradução, tentar fazer o que qualquer bom texto deve fazer: causar empatia”, explica Yurgel.

O conjunto é fruto da 4ª Conferência Internacional de Cooperação à Publicação e Imprensa, que ocorreu nos dois primeiros dias de dezembro de 2020. A Jaguatirica, representando editoras independentes brasileiras, conseguiu a publicação.

A festa de um homem só
Lao Ma
Trad.: Caio Yurgel
Jaguatirica
340 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho