🔓 Existencialismo e política marcam peça de Oduvaldo Vianna Filho

Com fundo político, história de “Mão na luva” foi escrita em 1966 e acompanha os dramas de um casal carioca de classe média
Oduvaldo Vianna Filho, autor de “Mão na luva”
23/06/2021

Na peça Mão na luva, escrita em 1966 e lançada agora pela Temporal, o dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974) narra os dramas de um casal carioca de classe média. A partir das discussões entre Ele (Lúcio) e Ela (Sílvia), nota-se toda complexidade que envolve a relação dos dois.

Devido ao momento em que a narrativa foi escrita, as questões políticas aparecem com força. Um dos problemas discutidos pelo casal é o fato de Ele ter abandonado a militância de esquerda para se entregar aos contextos sociais vigentes.

Apesar do pano de fundo bem marcado pela época, o livro discute temas que seguem contemporâneos, como o machismo, o papel da mulher na família e a violência doméstica. De acordo com a pesquisadora Rosangela Patriota, da Universidade Mackenzie, “Vianna Filho estetizou a política”.

O autor nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1936. Ligado à militância política desde jovem, foi um dos organizadores do Teatro Paulista do Estudante. Papa Highirte e Rasga coração são dois de seus trabalhos que foram censurados pela ditadura militar à época.

Mão na luva
Oduvaldo Vianna Filho
Org.: Maria Sílvia Betti
Temporal
132 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho