🔓 Companhia das Letras recolhe livro infantil após críticas de racismo

“Abecê da liberdade”, de José Roberto Torero, cronista do “Rascunho”, e Marcus Aurelius Pimenta conta a história do advogado e abolicionista Luiz Gama
Detalhe da capa de “Abecê da Liberdade”, com ilustrações de Edu Oliveira
12/09/2021

A Companhia das Letras decidiu retirar do mercado e interromper o fornecimento do livro infantil Abecê da liberdade, de José Roberto Torero, cronista do Rascunho, e Marcus Aurelius Pimenta.

A decisão foi tomada após críticas de leitores. Na obra, o protagonista é o garoto baiano Luizinho, que vive em Salvador, no início do século 19. Sua mãe, uma negra africana que chegou ao Brasil como escrava, se chamava Luiza Mahin. O livro narra a história do garoto até ele se transformar em Luiz Gama, advogado e abolicionista que lutou pela libertação de centenas de escravos.

No entanto, algumas passagens do livro trazem crianças negras no porão de um navio negreiro pulando corda com correntes e brincando de escravos de Jó em uma viagem rumo à escravidão. Em sua crônica neste domingo (12), José Roberto Torero fala sobre a dificuldade de escrever para crianças.

Em nota divulgada no sábado (11), a Companhia das Letras disse “lamentar profundamente que esse ou qualquer conteúdo publicado pela editora tenha causado dor e/ou constrangimento aos leitores ou leitoras”.

“Assumimos nossa falha no processo de reimpressão do livro, que foi feito automaticamente e sem uma releitura interna, e estamos em conversa com os autores para a necessária e ampla revisão.” O livro publicado originalmente em 2015 pelo selo Alfaguara Infantil, da editora Objetiva, e incorporado, na reimpressão, ao selo Companhia das Letrinhas.

“De toda maneira, como consideramos a crítica correta e oportuna, imediatamente disparamos o processo de recolhimento dos livros do mercado e interrompemos o fornecimento de nosso estoque atual. Esta edição agora está fora de mercado e não voltará a ser comercializada.”

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho