🔓 Biografia revela como espiã virou heroína na 2ª Guerra

“Uma mulher sem importância” mostra como Virginia Hall ajudou a preparar o terreno para que aliados invadissem a Normandia e a Provença
Sonia Purnell, autora de “Uma mulher sem importância”
07/02/2021

A espião americana Virginia Hall foi a mulher civil mais condecorada da Segunda Guerra Mundial e sua história foi contada pela repórter Sonia Purnell em Uma mulher sem importância, livro que a Planeta publica agora no Brasil.

Filha de um banqueiro americano e muito aventureira, Virginia perdeu parte da perna esquerda enquanto caçava pássaros com amigos, ao cair de uma cerca e acidentalmente atirar à queima-roupa no próprio pé. A prótese de madeira foi um impeditivo ainda maior na realização do sonho de se tornar diplomata, à época uma tarefa masculina, mas não na excelência do trabalho como espiã.

Ela começou dirigindo ambulâncias na França no início da Segunda Guerra Mundial e mais tarde treinaria células de resistência para sabotagens de guerrilha, como explodir pontes e até mesmo descarrilar um trem de carga. A espiã ajudaria ainda a preparar o terreno para que as forças aliadas invadissem a Normandia e a Provença.

Como líder de guerrilha, Virginia foi uma personagem decisiva no rumo da espionagem e no ponto de vista em relação às mulheres na guerra — além do curso que a luta tomaria na França.

Best-seller do The New York Times, Uma mulher sem importância será adaptado para o cinema pela Paramount Pictures, com a atriz Daisy Ridly (Star wars) no papel principal.

A autora da biografia, Sonia Purnell, é um jornalista inglesa de prestígio, com passagens pela revista The Economist e pelos jornais The Telegraph e The Sunday Times. Nos últimos anos, vem se dedicando à carreira de biógrafa. Seu livro Clementine: the life of mrs Winston Churchill se tornou best-seller, assim como sua primeira obra, Just Boris, sobre o primeiro-ministro inglês Boris Johnson.

Uma mulher sem importância
Sonia Purnell
Trad.: Petê Rissatti
Planeta
416 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho