🔓 As incertezas regem o novo livro de Carlos Machado

Em “Por acaso memória”, autor curitibano utiliza a história de uma família para mostrar como as lembranças podem ser traiçoeiras
Carlos Machado, autor de “Por acaso memória”
10/06/2021

A natureza traiçoeira das lembranças está no centro do novo livro de Carlos Machado, Por acaso memória. A obra, que será editada pela Arte & Letras, está em processo de financiamento coletivo pelo Catarse.

Na narrativa fragmentada, embalada pelas histórias dos personagens Olavo, Teresa e Joana, ficção e fatos históricos se entrelaçam. O Plano Collor, a Geada Negra de 1975 e a imigração italiana e japonesa no Brasil são alguns acontecimentos revisitados.

“Se a memória é tergiversante, o aqui narrado segue esta linha. O autor quebra a linearidade, usando camadas de tempo e espaço para contar o périplo de Olavo e Teresa desde a queimada da lavoura de café, o ouro verde, no norte do Paraná, até o impeachment de certo presidente”, anota Paulo Venturelli no texto de apresentação.

Carlos Machado nasceu em Curitiba (PR), em 1977. É escritor, músico e professor. Era o vento (2019), Esquina da minha rua (2018) e Passeios (2016) são alguns de seus livros publicados.

Por acaso memória
Carlos Machado
Arte & Letra
80 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho