Laços de família e o teatro da harmonia precária (2)

Nos dois últimos movimentos do célebre conto de Clarice Lispector, o processo epifânico da história chega ao ápice
Clarice Lispector, autora de livros essenciais da literatura brasileira
01/12/2021

O terceiro movimento do conto Laços de família, de Clarice Lispector, é este: Quando a mãe viaja, Catarina — e o processo epifânico chega ao ápice no conto — torna-se outra, mais leve, livre e forte: “Sem a companhia da mãe, recuperara o modo firme de caminhar: sozinha era mais fácil”. Catarina abre-se para o mundo, expande-se para a vida: “Alguns homens a olhavam, ela era doce […]. Caminhava serena, moderna nos trajes, os cabelos curtos pintados de acaju. E de tal modo haviam-se disposto as coisas que o amor doloroso lhe pareceu a felicidade […], a força fluía e refluía no seu coração com pesada riqueza”. Livre da mãe, que no entanto “lhe ardia no peito”, Catarina “parecia disposta a usufruir da largueza do mundo inteiro”. Aqui, portanto, a personagem já se iluminou, já percebeu as proporções do que são os vínculos familiares. Daí a firmeza e o poder de decisão de Catarina que terminam abalando Antônio, que, assim que a mulher retorna para casa vindo da estação, passa a cismar e/ou a se interrogar sobre o comportamento dela.

Quarto movimento: O movimento final do conto é do foco narrativo deslocado para Antônio, perscrutando-lhe o interior, externando-lhe a inquietação diante do estranho em que se tornou o tão familiar. Antônio descobre, bastante incomodado, uma Catarina imprevisível, arrojada, sólida em seus passos, saindo de casa para uma volta e conduzindo pela mão o filho: “Pela janela via sua mulher prendendo com força a mão da criança e caminhando depressa, com os olhos fixos adiante […]. Vistas de cima, as duas figuras perdiam a perspectiva familiar, pareciam achatadas ao solo e mais escuras à luz do mar. Os cabelos da criança voavam…”. Desafogo, desopressão do feminino — é a metáfora que encerra o texto.

Rinaldo de Fernandes

É escritor e professor de literatura da Universidade Federal da Paraíba. Autor de O perfume de Roberta, entre outros.

Rascunho