Depois de um ano de interrupção por conta da pandemia da Covid-19, o Prêmio Literário José Saramago volta a acontecer em 2022. E a 12.ª edição do concurso traz algumas novidades. A partir de agora, passará a condecorar obras inéditas de ficção, de autores da lusofonia até aos 40 anos de idade.
Ao vencedor será oferecido um prêmio no valor de € 40 mil (cerca de R$ 250 mil), e a publicação simultânea da obra em Portugal, pelo Grupo Porto Editora, e no Brasil, pela Globo Livros, bem como a distribuição da obra em todos os países da lusofonia.
Aqui, o autor será publicado pela Biblioteca Azul, selo de literatura clássica da Globo Livros, que tem em seu catálogo nomes como Valter Hugo Mãe, Ray Bradbury, Aldous Huxley e Sylvia Plath.
O Prêmio também passará a ter como jurados escritores anteriormente contemplados com a honraria. José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo e Bruno Vieira Amaral compõem o juri da próxima edição.
Edição
O regulamento e o processo de inscrição das candidaturas serão divulgados em janeiro de 2022. O vencedor da 12.ª edição do Prêmio Literário José Saramago será anunciado em cerimônia pública que acontecerá no último trimestre do ano que vem.
Instituído para celebrar a atribuição do Prêmio Nobel de Literatura de 1998 a José Saramago e pensado como instrumento para a defesa da língua, através do estímulo ao surgimento de jovens escritores, o Prêmio Literário José Saramago teve 11 edições e reconheceu muitos daqueles que se tornaram destacados autores de língua portuguesa das últimas duas décadas. O prêmio é oferecido pelas Fundações Círculo de Leitores e José Saramago, ambas portuguesas.
Paulo Oliveira, Presidente do conselho de Administração da Fundação Círculo de Leitores, afirma que “esta nova configuração do Prêmio Literário José Saramago responde ao contexto atual, atraindo novas gerações para a criação literária, através da participação dos “herdeiros de Saramago”, que honram e potenciam o legado do nosso Prêmio Nobel.”
Por sua vez, Guilhermina Gomes, Presidente do Júri do Prêmio Literário José Saramago, mostrou-se “entusiasmada pelas novas possibilidades que esta configuração do prêmio permite, potenciando o futuro com total respeito pelo legado incrível que queremos preservar.”
Pilar del Rio, Presidente da Fundação José Saramago, comentou que “esta nova configuração do prêmio mostra o dinamismo do legado de Saramago, sincronizando-se com o ano de celebração do centenário de nascimento do nosso autor.”