O Prêmio Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), abriu as inscrições para a sua 63ª edição. Autores e editoras podem se inscrever até 1° de julho, às 18h. Neste ano, as inscrições passam a ser feitas pelo Portal de Serviços da CBL.
Autores e editores que já possuem cadastro podem efetuar o login com o usuário preexistente, ou adicionar um novo, e selecionar “Prêmio Jabuti”. Já os novos usuários precisarão efetuar um cadastro, criar um login e uma senha antes de selecionar “Prêmio Jabuti” e dar sequência à inscrição.
Nesta edição, o editor e tradutor Marcos Marcionilo assume a curadoria da premiação. Juntam-se a ele no conselho curador, especialistas e profissionais de múltiplas áreas do conhecimento: as colunistas do Rascunho Ana Elisa Ribeiro e Bel Santos Mayer, além de Camile Mendrot e Luiz Gonzaga Godoi Trigo. O autor homenageado da edição é Ignácio de Loyola Brandão.
Categorias e vencedores(as)
Em 2021, o Eixo Ensaios passa a se chamar Eixo Não Ficção, e o Eixo Livro torna-se Eixo Produção Editorial. Dessa maneira, as categorias do 63º Prêmio Jabuti ficam organizadas nos 4 eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.
Os autores vencedores de cada categoria recebem uma estatueta e o prêmio de R$ 5 mil. O vencedor da categoria Livro no Ano será premiado com a estatueta e o valor de R$ 100 mil. Caso a obra premiada seja uma coautoria, o prêmio em dinheiro é dividido, após a dedução dos impostos legais. Os editores das publicações premiadas são contemplados com a estatueta do Prêmio Jabuti.
Confira aqui os vencedores de 2020 do Jabuti.