🔓 Vidraça_novembro_2010

04/11/2011

Rumos Literatura divulga selecionados
O programa Rumos Itaú Cultural divulgou, no dia 27 de outubro, os 14 projetos aprovados na terceira edição do Rumos Literatura, segmento especialmente dedicado à crítica literária contemporânea brasileira. Na categoria Crítica Literária, foram selecionados os projetos de Túlio D’El Rey (BA), Victor Rosa (SC), Janaína Rodas (PR), Laura Penna (SP) e Polyana de Almeida (SP); na categoria Produção Literária, as propostas de Rosane Cardoso (RS), Patrícia Antônio (SP), Renan Ji (RJ), Alexandre Oliveira (SP), Shagaly Araújo (BA), Flávia Péret (MG) e Cristiane Costa (RJ), além de dois trabalhos de estrangeiros: A crise do imaginário animal na narrativa de Wilson Bueno, da argentina Julieta Yelin, e Obra sonora poética 1980-2010, da norte-americana Hilary Kaplan, de Nova York. A comissão de seleção foi formada por Antonio Carlos Viana, Beatriz Resende, Fábio de Souza Andrade, Maria Esther Maciel, Marisa Lajolo, Regina Dalcastagné e pelo gestor do Núcleo Diálogos do Itaú Cultural, Claudiney Ferreira. Mais informações no site.

Assis Brasil

Tarso Genro lê Assis Brasil
O escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, autor de Música perdida, A margem imóvel do rio e O pintor de retratos, foi apontado pelo governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), para ser o novo secretário de cultura gaúcho. Genro anunciou sua escolha no dia 25 de outubro, e Assis Brasil, que já aceitou o convite, deve assumir a pasta logo no início de 2011. Entre os dois, governador e secretário, comenta-se que a admiração é antiga. Em 1978, Tarso Genro, que atuava como crítico literário do jornal porto-alegrense Correio do Povo, comparou o estilo de Assis Brasil, que dois anos antes estreara com o romance Um quarto de légua em quadro, ao de Thomas Mann.

Wilson Martins relançado
A Editora UEPG, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, relançou, durante a I Bienal do Livro Paraná, os sete volumes da enciclopédica História da inteligência brasileira, do crítico literário Wilson Martins, morto em Curitiba no início de 2010. O trabalho de redigitar, diagramar e revisar as 4.600 páginas da obra de Martins — que Miguel Sanches Neto chama de “imensa biblioteca reduzida a dimensões legíveis” — tomou anos da equipe coordenada por Beatriz Gomes Nadal, diretora da Editora UEPG. Os interessados em adquirir a coleção, que custa R$ 270, devem escrever para [email protected]. Os livros também podem ser encomendados pelo telefone (42) 3220-3306.

Fabrício Corsaletti, autor de Esquimó

Bravo Corsaletti
O livro Esquimó, do poeta paulistano Fabrício Corsaletti, editado pela Companhia das Letras, foi o vencedor da sexta edição do Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura, na categoria Literatura. O anúncio foi feito na noite de 25 de outubro, em São Paulo. O trabalho de Corsaletti concorria com Monodrama, de Carlito Azevedo, e Sinuca embaixo d’água, de Carol Bensimon.

Silvestre, Rezende e Colasanti
A Câmara Brasileira do Livro também anunciou, no início de outubro, os vencedores do Prêmio Jabuti deste ano. Na categoria Romance, o ganhador foi Edney Silvestre, com Se eu fechar os olhos agora (Record); na Contos e Crônicas, José Rezende Jr., com Eu perguntei pro velho se ele queria morrer (e outras histórias de amor) (7Letras); e na Poesia, Marina Colasanti, com Passageira em trânsito (Record).

Lygia e Massao na Balada
De 18 a 21 de novembro, acontece em São Paulo a quinta edição da Balada Literária, criada e organizada pelo escritor Marcelino Freire. Este ano, o evento vai homenagear Lygia Fagundes Telles e o editor Massao Ohno, morto em junho, aos 74 anos.

Onde canta o sabiá?
Durante o reality show A Fazenda 3, exibido pela Record, Sérgio Mallandro cismou, sozinho, à noite, tentando lembrar o nome do autor da Canção do exílio. Cravou: Machado de Assis. O ator Dudu Pelizzari, chamado a dar sua opinião, afirmou que os versos eram de Luís de Camões. Já a atriz e apresentadora de tevê Luiza Gottschalk apostou em Carlos Drummond de Andrade. Gonçalves Dias só foi lembrado pela drag queen e humorista Nany People.

Positivo para a juventude
No final do ano, a Editora Positivo vai publicar os seus três primeiros títulos de literatura juvenil: O estalo, do escritor gaúcho Luís Dill; Napo: um menino que não existe, do diretor de teatro paranaense Edson Bueno; e O anjo rouco, reedição do livro do catarinense radicado em Curitiba Paulo Venturelli. As ilustrações, respectivamente, são de Rogério Coelho, Cris Eich e Laurent Cardon. As obras saem pela coleção Metamorfose.

Ano fantástico
Os jornalistas e pesquisadores de ficção científica e fantasia Cesar Silva e Marcello Simão Branco lançaram, pelo selo Galáctica, mais um Anuário brasileiro de literatura fantástica. A edição referente a 2009 reúne notícias sobre os maiores prêmios e personalidades da área, resenhas e uma lista das principais obras lançadas no ano passado, além de entrevistas, dados estatísticos, tabelas e artigos acerca do mercado editorial.

Luiz Ruffato por Ramon Muniz

Uma nota caseira
Acaba de ser lançado, pela Arquipélago Editorial, o livro As melhores entrevistas do Rascunho, vol. 1. A obra, organizada por mim e ilustrada por Ramon Muniz, traz longas entrevistas com 15 escritores, colhidas entre as quase 200 que o Rascunho publicou em seus primeiros dez anos de trajetória. Os autores que integram este primeiro volume são Altair Martins, Bernardo Carvalho, Cristovão Tezza, Elvira Vigna, Fausto Wolff, Fernando Monteiro, João Gilberto Noll, João Ubaldo Ribeiro, José Castello, Luiz Ruffato, Mario Sabino, Milton Hatoum, Nelson de Oliveira, Sérgio Sant’Anna e Wilson Martins. Os entrevistadores são Fabio Silvestre Cardoso, Irinêo Baptista Neto, José Castello, Luiz Horácio, Marcio Renato dos Santos, Marco Vasques, Pedro Carrano, Rodney Caetano, Rogério Pereira, editor do Rascunho, e eu. O livro será lançado em Curitiba, no Quintana Café e Restaurante, no dia 9 de novembro, às 19h30; em Porto Alegre, no dia 19 de novembro, às 19h30, na Palavraria; e em São Paulo, no dia 25 de novembro, às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. O lançamento no Rio de Janeiro ainda não tem data confirmada.

Siga o colunista no Twitter: @lhpellanda

Rascunho