🔓 Trilogia do libanês Elias Khoury será publicada no Brasil

“Meu nome é Adam”, primeiro volume da série de romances “Crianças do gueto”,  aborda grandes temas como a identidade e a memória
Elias Khoury, autor do romance “Meu nome é Adam”
09/08/2022

A editora Tabla publicará a trilogia “Crianças do gueto”, do libanês Elias Khoury. Com tradução de Safa Jubran, o primeiro volume, Meu nome é Adam, está em pré-venda no site da editora. No livro, Khoury narra a história de Adam, um intrigante vendedor de falafel que mora em Nova York. Através da reconstrução da memória desse personagem, o autor conta também a história da Nakba e do povo palestino.

Desde a publicação de seu primeiro livro, An ‘ilaqat al-da’irah, em 1975, Elias Khoury é considerado um dos maiores nomes da literatura árabe moderna e da “vanguarda beirutense”, como ficaram conhecidos os autores libaneses que buscavam criar novas dimensões dentro do movimento modernista, iniciado no final dos anos 1940 com uma revolução na poesia. Elias fez parte do quadro de escritores da revista Mawakif e foi diretor editorial das revistas Chun’um Falastinia (Assuntos palestinos) e Al Karmel.

Nascido em Beirute, em 1948, o escritor estudou sociologia e história na Universidade de Beirute e na Universidade de Paris. Ele publicou 15 romances, que foram traduzidos em dezenas de idiomas, quatro livros de crítica literária e centenas de artigos e resenhas.

Em Meu nome é Adam, Khoury aborda grandes temas como a identidade e a memória, e sobretudo questiona: como restituir, na literatura, crimes cujas vítimas estão muradas pelo silêncio?

Meu nome é Adam
Elias Khoury
Trad.: Safa Jubran
Tabla
384 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho