🔓 Romance “perturbador” encerra “trilogia da paixão”, da argentina Ariana Harwicz

“Precoce” conta a história de mãe e filho adolescente que levam uma vida marginal, contestando a imagem “beatífica” da maternidade
Ariana Harwicz, autora de “Degenerado”
07/07/2021

Após Morra, amor e A débil mental, a editora Instante publica o romance que fecha a “trilogia da paixão”, da argentina Ariana Harwicz. O livro está em pré-venda no site da editora. Perturbador, Precoce conta a história de mãe e filho adolescente que levam uma vida marginal, em uma narrativa na qual a angústia e a loucura desempenham um papel central.

Em um ambiente rural, os personagens levam a vida no limite — do amor, da obsessão e da indigência. Caçam, vasculham o lixo, vagam pelas ruas, são perseguidos por policiais e assistentes sociais.

A mulher, embora dependente do amante casado que a rejeita, é também a mãe obstinada que teme perder o filho, o qual vê rapidamente se transformar em homem. Nessa relação ambígua, a distorção na estrutura familiar tradicional questiona os papéis conferidos à mulher pela sociedade, sobretudo aquele ligado à maternidade.

“Mas agora me beija e nos desfazemos, não mãe e filho, dois clandestinos que se cruzam numa parada, dois aturdidos no alto de um refúgio, dois punks que atravessam a Europa comendo do lixo público, na França, na Alemanha, na Itália, os lixos cheios, sanduíches mordidos”, diz trecho do livro.

Precoce foi publicado originalmente em 2016 e fecha a chamada “trilogia da paixão”, na qual Ariana Harwicz contesta a imagem beatífica da maternidade e escancara, como ela mesma afirma, o sinistro e o belo do vínculo entre mãe e filho, marcado por pulsões carnais e pelo tabu do incesto. No mundo ficcional cruel e poético de Harwicz, o amor é desequilibrado, movido por desejo e violência.

Os outros dos livros da trilogia, publicados no Brasil pela Editora Instante, se tornaram sucesso de crítica. Em 2018, a edição em inglês do livro de estreia de Harwicz, Morra, amor, foi indicada ao Man Booker International Prize. No ano seguinte, em 2019, A débil mental foi adaptado para o teatro na Argentina. Harwicz é ainda autora de Degenerado, lançado em 2019.

Precoce
Ariana Harwicz
Francesca Angiolillo
Instante
72 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho