🔓 “Quarto de despejo” ganha selo “Altamente recomendável” da FNLIJ

Concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, selo é uma forma de orientar escolas e bibliotecas sobre a elaboração de acervo
Carolina Maria de Jesus, autora de “Quarto de despejo”
29/10/2021

O livro Quarto de Despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, recebeu o selo “Altamente Recomendável”, concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

A seleção é feita anualmente com o objetivo de promover a leitura e a divulgação de livros de qualidade para o público infantil e juvenil, além de orientar escolas, bibliotecas e instituições sobre a elaboração de um acervo.

Em 2020, Quarto de despejo completou 60 anos e teve uma edição especial da Editora Ática, que também publicou a adaptação para o teatro da obra, escrita por Edy Lima. Quarto de despejo — Teatro também recebeu o Prêmio FNLIJ Lúcia Benedetti de Melhor Livro de Teatro.

A montagem original do livro para o teatro, em 1961, teve direção de Amir Haddad — que assina o texto de apresentação do livro de Edy Lima —, e no papel de Carolina, a atriz Ruth de Souza. Considerada fundamental para a abertura de caminhos a intérpretes negros nas artes cênicas, na televisão e no cinema, Ruth chegou a visitar a favela do Canindé para compor sua personagem.

Quarto de despejo retrata o cotidiano de uma mulher que vive na favela do Canindé, em São Paulo, na busca pela sobrevivência. O conteúdo da obra escancara uma realidade de extrema pobreza, desigualdades sociais, de gênero e de raça; problemas que ainda persistem na sociedade brasileira contemporânea.

Contada em formato de diário e traduzida para 13 idiomas, a obra virou best-seller e alavancou a carreira literária de Carolina. Neste ano, a Companhia das Letras deu início à publicação de novas edições dos livros da autora.

No entanto, as versões de Casa de alvenaria, em dois volumes, geraram polêmica por manterem erros gramaticais no texto. Alguns especialistas viram na decisão do conselho editorial que amparou as edições, uma forma de perpetuar estigmas em relação à condição de Carolina Maria de Jesus.

A trajetória da escritora pode ser conferida na exposição “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros”, em cartaz no Instituto Moreira Salles Paulista até 30 de janeiro de 2022.

Quarto de despejo — Diário de uma favelada
Carolina Maria de Jesus
Ática
264 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho