🔓 Diários de Carolina Maria de Jesus começam a ser editados

“Casa de alvenaria — Volume 1: Osasco” relata os meses em que a escritora viveu na cidade paulista, em 1960, após deixar a favela do Canindé
Carolina Maria de Jesus, autora de “Casa de alvenaria — Volume 1: Osasco”
13/08/2021

Os diários de Carolina Maria de Jesus (1914-1977) começam a ser editados. Casa de alvenaria — Volume 1: Osasco, lançado pela Companhia das Letras, relata os meses em que a escritora viveu na cidade paulista, em 1960, após deixar a favela do Canindé.

O livro, com introdução de Conceição Evaristo e Vera Eunice de Jesus, mostra a recepção de Quarto de despejo e a escritora às voltas com a divulgação da obra, tendo contato frequente com a imprensa e políticos.

Em meio às viagens e uma “nova” vida, a autora não deixa de observar o cotidiano e atestar as contradições de seu tempo, entregando reflexões que seguem pertinentes. O que Carolina fez, afinal, foi desafiar uma sociedade racista e desigual.

Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento (MG), em 1914. Em vida, publicou Quarto de despejo (1960), Casa de alvenaria (1961), Pedaços de fome e Provérbios, ambos de 1963. Parte de sua obra literária permanece inédita. Morreu em 1977.

Casa de alvenaria — Volume 1: Osasco
Carolina Maria de Jesus
Companhia das Letras
232 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho