🔓 Marília Garcia participa do Paiol Literário nesta segunda-feira

Bate-papo acontece hoje (12), às 19h30, com transmissão ao vivo pelo YouTube; a mediação é de Rogério Pereira, editor do “Rascunho”
A poeta Marília Garcia, autora do premiado “Câmara lenta”
11/07/2021

A participação da poeta e tradutora Marília Garcia no Paiol Literário acontece nesta segunda-feira (12 de julho), às 19h30, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O encontro é o segundo da décima temporada do projeto realizado pelo jornal Rascunho, com patrocínio do Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Além do canal, o Paiol Literário — projeto que promove conversas com autores brasileiros — também ganhou um site exclusivo, onde é possível ler todas as entrevistas feitas nas temporadas anteriores e na atual.

Até dezembro, serão sete encontros transmitidos ao vivo pelo canal no YouTube. A mediação será do editor do Rascunho, o jornalista e escritor Rogério Pereira.

A convidada
Marília Garcia nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1979. Iniciou na literatura em 2007 com 20 poemas para o seu walkman (2007). Em 2018, com Câmera lenta, a poeta e tradutora foi a primeira mulher brasileira a conquistar o Prêmio Oceanos de Literatura. Engano geográfico (2012), Um teste de resistores (2014) e Paris não tem centro (2015) são seus outros títulos publicados. Vive em São Paulo (SP).

O projeto
O Paiol Literário é realizado em Curitiba desde 2006 e já entrevistou 72 autores brasileiros. Fazem parte do seleto grupo nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Nélida Piñon, Ruy Castro, Ana Maria Machado, Milton Hatoum, Moacyr Scliar, Marina Colasanti. Os encontros são iniciados sempre com a pergunta: “Qual a importância da literatura para a vida das pessoas? E por que ler?”.

A abertura da temporada 2021 do Paiol Literário aconteceu em 8 de junho com a participação do romancista e crítico literário Julián Fuks. O bate-papo está disponível para leitura no site do projeto e o vídeo está no YouTube. Além de Fuks e Marília Garcia, outros cinco escritores integram a programação desta temporada: Paulo Scott (3/agosto), Veronica Stigger (8/setembro), Edyr Augusto (5/outubro), Patrícia Melo (9/novembro) e Cida Pedrosa (7/dezembro).

As entrevistas também são publicadas nas versões impressa e online do jornal Rascunho. Em parceria com o Itaú Cultural, as conversas serão veiculadas em formato podcast. “O Paiol Literário se propõe a fazer uma verdadeira radiografia da literatura brasileira por meio da experiência dos autores. É também uma forma de preservar a memória cultural do país”, diz Rogério Pereira, idealizador do projeto.

Segundo ele, os encontros online têm algumas vantagens, apesar de perder o contato direto com o público como acontecia nos bate-papos presenciais. “Com a transmissão pelo YouTube, teremos um alcance ainda maior, chegaremos a mais leitores em todas as partes do mundo. E o material estará permanentemente no ar.”

Paiol Literário

O projeto Paiol Literário, realizado pelo Rascunho desde 2006 em Curitiba, já contou com a participação de mais de 70 autores brasileiros. É um grande acervo sobre a literatura brasileira contemporânea. Os encontros são iniciados sempre com a pergunta: “Qual a importância da literatura na vida cotidiana das pessoas? E por que ler?”.

Rascunho