🔓 Marcos Marcionilo segue à frente do Jabuti em 2022

Novidade da 64ª edição do prêmio é a entrada do jornalista Rodrigo Casarin no conselho editorial; ele substitui Ana Elisa Ribeiro
Marcos Marcionilo, que segue à frente do Prêmio Jabuti em 2022
09/02/2022

Em 2022, a curadoria do Prêmio Jabuti será novamente assinada pelo editor e tradutor Marcos Marcionilo, que assumiu o posto na última edição do evento. A novidade é a entrada do jornalista Rodrigo Casarin. Ele entra no lugar de Ana Elisa Ribeiro, cronista do Rascunho.

Casarin é especialista em jornalismo literário, com pós-graduação pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário, além de colunista de livros do Uol, onde edita a Página Cinco, que lhe rendeu o Prêmio IPL — Retratos da Leitura de 2019 na categoria Mídia. Ainda em 2019, a Página Cinco se desdobrou em um podcast semanal sobre literatura.

O jornalista também colabora, ou já colaborou, escrevendo sobre o universo literário para veículos como Valor Econômico, Aventuras na História, Carta Capital, Revista da Cultura, Revista Continente, Suplemento Literário Pernambuco, Jornal Cândido e para o Rascunho, onde já publicou resenhas e entrevistas.

O jornalista apresentou, ainda, a temporada de 2021 do podcast Arte da Palavra. Além disso, integrou o júri do Oceanos — prêmio de Literatura em Língua Portuguesa em 2018, 2019, 2020 e 2021 e o júri do Prêmio Jabuti nos anos de 2019 (categoria Biografia, Documentário e Reportagem) e 2020 (categoria Romance Literário).

“Agora, claro, vem a responsabilidade. Principalmente no trabalho como jornalista próximo ao mercado editorial e mergulhado na literatura, sempre expressei eventuais críticas, apontei sugestões e reconheci as melhorias que aconteceram no Prêmio nos últimos anos  tornar-se mais enxuto foi um acerto, por exemplo”, diz o jornalista.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho