🔓 Prêmio Oceanos 2021 anuncia vencedores

Luís Cardoso, do Timor-Leste, é o grande vencedor; brasileiro Edimilson de Almeida Pereira fica em segundo lugar e Gonçalo M. Tavares, português, em terceiro
Luís Cardoso, Edimilson de Almeida Pereira e Gonçalo M. Tavares, vencedores do Prêmio Oceanos 2021
08/12/2021

Em transmissão realizada na manhã desta quarta-feira (8), o Prêmio Oceanos anunciou os vencedores de 2021. O timorense Luís Cardoso, autor de O plantador de abóboras, ficou em primeiro lugar. A segunda posição é do brasileiro Edimilson de Almeida Pereira, com O ausente, e Gonçalo M. Tavares, de Portugal, ficou em terceiro com O osso do meio.

É a primeira vez que um escritor do Timor-Leste figura entre os vencedores do concurso. Em O plantador de abóboras, Cardoso empresta vozes femininas para narrar os horrores de três guerras pelas quais seu país de origem passou. “Mulheres me contaram histórias”, diz o autor. “Mulheres que sofrem na carne, no corpo, na alma.”

No livro que ficou em segundo lugar, O ausente, Edimilson de Almeida Pereira utiliza o cenário rural para narrar os embates de Inocêncio, protagonista da obra, que luta contra todo um sistema de predestinação — segundo explicação do próprio autor.

“O romance não é marcado pela lógica regional”, diz o mineiro, que neste ano também venceu o Prêmio São Paulo de Literatura com Front. “O que ele discute são grandes problemas que dizem respeito ao inconformismo de determinados sujeitos em relação aos grandes sistemas impostos.”

A terceira posição é ocupada por Gonçalo M. Tavares. No livro O osso do meio, que faz parte da tetralogia O reino, o português utiliza o período do pós-guerra para narrar a trajetória de três homens e uma mulher. De acordo com o autor, trata-se de “um estudo sobre o mal e a violência”.

O Prêmio Oceanos 2021 avaliou 1.835 obras de dez países, sendo a edição com maior diversidade. A angolana Ana Paula Tavares, os portugueses António Guerreiro e Golgona Anghel e os brasileiros Itamar Vieira Junior, Julián Fuks, Maria Esther Maciel e Veronica Stigger foram os jurados da etapa final do concurso.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho