🔓 José Castello revisita obra de Graciliano Ramos em encontro

Romancista participa do último encontro do Clube de Leitura CCBB 2022 nesta quarta-feira (14), às 16h, no Centro Cultural Banco do Brasil RJ
O romancista e crítico José Castello, que fala sobre a obra de Graciliano Ramos nesta quarta-feira (14)
13/12/2022

O décimo e último encontro do Clube de Leitura CCBB 2022 recebe nesta quarta-feira (14) o escritor e jornalista José Castello. O autor dos romances Ribamar e Fantasma conversa com a curadora do evento, Suzana Vargas, sobre a obra de Graciliano Ramos (1892-1953).

O bate-papo acontece às 16h, no salão de leitura da Biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. O ficcionista e professor Luiz Antonio de Assis Brasil, colunista do Rascunho, assim como Castello, faz uma participação virtual no encontro.

Tema central do encontro é o romance Vidas secas, publicado em 1938 e um dos clássicos de nossa literatura. O livro foi escolhido entre três títulos pelo público, através do Twitter do CCBB RJ. O vídeo completo do evento estará disponível no canal do BB no YouTube a partir de 14 de dezembro.

“Graciliano Ramos é nossa grande referência quando falamos da literatura de cunho regional e abordagem universal. Toda a sua obra nos mostra um Brasil de início do século, nordestino e feudal. Seus personagens inesquecíveis devem ser sempre lembrados — e esse é o objetivo do nosso Clube de Leitura”, diz Suzana Vargas.

Vidas Secas é um romance fundamental, sucesso de crítica e de público. Best-seller, figura entre os livros mais importantes e influentes da literatura brasileira, tendo ganhado, em 1962, o prêmio da Fundação William Faulkner (EUA) como livro representativo da Literatura Brasileira Contemporânea. Também conquistou um enorme número de leitores, tendo vendido mais de um milhão e meio de exemplares.

O Clube de Leitura CCBB 2022 é composto por três segmentos: “Escritores ao Vivo”, com autores que participaram dos encontros para falar sobre a própria obra; “Modernos & Contemporâneos”, no qual são lidos textos e autores sob essa classificação; e “Obras-Primas da Literatura Universal”, que trata de autores importantes dos séculos 20 e 21.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho