Encerra nesta quinta-feira (1º), às 18h, o prazo para que autores e editoras se inscrevam na 63ª edição do Prêmio Jabuti. As inscrições são feitas pelo portal de serviços da Câmara Brasileira do Livro, que organiza o Prêmio.
Neste ano o concurso tem novo curador. O editor e tradutor Marcos Marcionilo assumiu em março a função. Ele é fundador da Parábola Editorial, focada em letras e linguística, e já participou de três edições da premiação: em 2018, foi jurado e, em 2019 e 2020, integrou o conselho curador.
As cronistas do Rascunho Ana Elisa Ribeiro e Bel Santos Mayer fazem parte do time comandado por Marcionilo, juntamente com o professor da Universidade de São Paulo Luiz Gonzaga Godoi Trigo e da editora Camile Mendrot.
Entre as mudanças desta edição anunciadas pela curadoria, está a reorganização de algumas categorias: o eixo Ensaios passa a se chamar Eixo Não Ficção, e o Eixo Livro é agora chamado de Eixo Produção Editorial.
Os finalistas serão divulgados em novembro, novamente em duas fases (a primeira com os 10 finalistas das 20 categorias, e a segunda com os cinco). A cerimônia também acontecerá em novembro, em data ainda a ser definida.
No ano passado, a grande vencedora foi a pernambucana Cida Pedrosa, que ganhou nas categorias Poesia e Livro do Ano com Solo para vialejo. Ela recebeu premiação de R$ 100 mil.