🔓 Em “Kentukis”, argentina Samanta Schweblin discute tecnologia e voyeurismo

Finalista do International Booker Prize, livro da autora radicada em Berlim chega agora ao Brasil em edição da Fósforo, com tradução de Lívia Deorsola
Samanta Schweblin, autora de “Kentukis”
08/07/2021

Livro finalista do International Booker Prize, o romance Kentukis, da argentina radicada em Berlim  Samanta Schweblin chega agora ao Brasil em edição da Fósforo, com tradução de Lívia Deorsola.

A história se atém ao lado mais complexo e imprevisível de nossa relação com a tecnologia, discutindo temas como voyeurismo, desejo e solidão.

Os Kentukis do título estão nas vitrines de Vancouver, Hong Kong, Tel Aviv. Nas lojas mais improváveis de Bangkok, Nova York, Oaxaca. Os kentukis são a nova febre mundial.

O consumidor escolhe a forma. Um dragão, um coelho, um corvo, de cores e características diversas. Em comum, apenas a câmera acoplada atrás dos olhos e uma condição sedutora, porém temerária: aquele que compra um kentuki aceita ser observado e cria, inevitavelmente, um laço com outra pessoa que, sob anonimato e munida de um tablet, controla o kentuki. A conexão é única, criada ao acaso e, se desfeita, perde-se para sempre.

Ter um kentuki — e se transformar em seu “amo” — ou ser um kentuki, em posse de um cartão de conexão que permita seu controle à distância; é assim, com regras simples e de implicações sem precedentes, que o produto se espalha pelo globo.

Vencedora de prêmios importantes como Juan Rulfo e Casa de las Américas, Samanta Schweblin é autora dos volumes de contos Pássaros na boca e Sete casas vazias e do romance Distância de resgate, que, assim como Kentukis, foi finalista do International Man Booker Prize. Sua obra foi traduzida para mais de 20 idiomas e seu primeiro romance foi adaptado para o cinema. Em 2017, a escritora falou ao Rascunho.

Kentukis
Samanta Schweblin
Trad.: LĂ­via Deorsola
FĂłsforo
192 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho