🔓 Em “ficção memorialística”, Annie Ernaux narra aborto que fez quando jovem

Em “O acontecimento” autora francesa reconstrói seu périplo solitário para realizar um ato clandestino; adaptação cinematográfica estreia em abril
Annie Ernaux, autor de “O acontecimento”
27/01/2022

Os leitores da ficção memorialística da francesa Annie Ernaux têm mais uma oportunidade para ler uma obra da autora, um dos principais nomes da literatura contemporânea em seu país. O acontecimento, que será publicado em fevereiro pela editora Fósforo, tem início em 1963, quando Ernaux, então uma estudante de 23 anos, engravida do namorado que acabara de conhecer.

Sem poder contar com o apoio dele ou da própria família numa época em que o aborto era ilegal na França, ela vive praticamente sozinha o acontecimento que tenta destrinchar neste livro quarenta anos depois.

Com a ajuda de entradas de seu diário e de memórias há muito guardadas, Ernaux reconstrói seu périplo solitário para realizar um aborto clandestino. Ao refletir sobre a onipresença da lei e seu imperativo sobre o corpo feminino, ela apresenta mais uma face da mescla indissociável do íntimo e do coletivo tão característica de todo o seu percurso literário.

Quando por fim encontra uma “fazedora de anjos” disposta a realizar o serviço, a jovem acaba na ala de emergência de um hospital. Anos se passam sem que ela tenha coragem de revisitar o episódio.

Os livros de Ernaux são considerados clássicos modernos na França. Em 2017, ela recebeu o prêmio Marguerite Yourcenar pelo conjunto de sua obra. No Brasil, foram publicados os livros Os anos e O lugar, ambos pela Fósforo.

A adaptação cinematográfica de O acontecimento, dirigida por Audrey Diwan, venceu o Leão de Ouro — principal prêmio do Festival de Veneza de 2021 e estreará no Brasil em abril de 2022, com distribuição da Zeta Filmes.

O acontecimento
Annie Ernaux
Trad.: Isadora de Araújo Pontes
Fósforo
80 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho