🔓 Romance celebrado da francesa Annie Ernaux chega ao Brasil

Em “O lugar”, a autora se debruça sobre a vida do próprio pai para esmiuçar relações familiares, numa mistura entre história pessoal e sociologia 
Annie Ernaux, autora de “O lugar”
04/05/2021

Fenômeno de vendas e crítica na França, o romance O lugar é publicado agora no Brasil pela Fósforo, editora que começou a publicar neste ano seus primeiros títulos. O livro, que lançou a autora Annie Ernaux à fama, vendeu 950 mil exemplares na França e foi traduzida para mais de 20 países.

Na obra, Annie se debruça sobre a vida do próprio pai para esmiuçar relações familiares e de classe, numa mistura entre história pessoal e sociologia que décadas mais tarde serviria de inspiração declarada a expoentes da autoficção mundial e grandes nomes da literatura francesa, como Édouard Louis e Didier Eribon.

Assim como seus discípulos, Ernaux discute a origem operária dos pais e a posição de sua família numa França estratificada e dominada por códigos sociais, onde o menor dos detalhes põe em xeque a ascensão da autora à classe burguesa, duramente conquistada por meio dos estudos.

Annie Ernaux também explora o abismo que se abriu entre ela e o pai e dá origem a um livro moderno e profundamente humano. A edição brasileira foi traduzida pela poeta e tradutora Marília Garcia, que também verteu para o português o livro da mesma autora, Os anos, publicado pela editora Três Estrelas, que ganhará nova edição em junho de 2021 pela Fósforo.

Annie Ernaux nasceu em 1940, em Lillebonne, na França. Estudou na universidade de Rouen e foi professora do Centre National d’Enseignement par Correspondance por mais de trinta anos. Seus livros são considerados clássicos modernos na França. Em 2017, Ernaux recebeu o prêmio Marguerite Yourcenar pelo conjunto de sua obra.

O lugar
Annie Ernaux
Trad.: Marília Garcia
Fósforo
72 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho