Neste sábado (24), às 19h, acontece mais uma edição da Balada Literária Mês a Mês. Transmitida pelo Youtube, a quarta edição do evento vai discutir jornalismo e contará com depoimentos, aulas, shows e reportagens que vão debater a pluralidade da comunicação.
Na programação estão confirmados os depoimentos de Rodrigo Casarin (Uol), Xico Sá, Cristina Judar, Juliana Gola, Ana Cristina Pereira, Eliane Potiguara, Bruno Molinero e Jéssica Balbino.
Na Sala Paulo Freire, bloco de ação afirmativa da Balada Literária, haverá uma aula sobre a história do jornalismo com Rosane Borges. Jornalista, doutora em Ciências da Comunicação e professora colaboradora do Colabor (ECA-USP), Rosane é autora de diversos livros, entre eles Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004), MÃdia e racismo (2012), Esboços de um tempo presente (2016).
Durante a programação, serão exibidas três sabatinas em que jovens autores entrevistam consagrados jornalistas culturais: Jonas Gabriel conversa com Claudiney Ferreira, produtor do setor de literatura do Itaú Cultural; Esteban Rodrigues bate um papo com Rogério Pereira, fundador e editor do Rascunho; e Yasmin Morais entrevista Adriana Couto, apresentadora do Programa Metrópolis.
Também será veiculada uma reportagem inédita, realizada pelas jornalistas — do coletivo Nós, mulheres da periferia — Semayat Oliveira e Jéssica Moreira. Além de um especial, desenvolvido pelos produtores da Balada Literária de Teresina, no PiauÃ, sobre revistas culturais feitas em Teresina.
Na seção de memória da Balada, o público pode rever a apresentação musical realizada pelo grupo As Clarianas, na edição de 2020 do evento. O show será acompanhado por uma resenha-vÃdeo apresentada pelo jornalista e escritor Carlos Messias.
A Balada Literária ganhou novo formato, com conteúdos mensais online, que vão se somar à já consagrada edição do festival, que acontecerá em novembro. Na Balada Literária Mês a Mês estão programadas aulas especiais, shows inéditos, conversas ao vivo e oficinas literárias.