🔓 Cristina Serra resgata entrevistas que fez com autores nos anos 80

Livro traz bate-papos com romancistas e poetas brasileiros para o periódico "LEIA", que era especializado em literatura e mercado editorial
Cristina Serra, autora de “Entrevista”
29/03/2021

O livro Entrevista, da jornalista e escritora Cristina Serra, traz 12 entrevistas com romancistas e poetas brasileiros, feitas nos anos 1980, quando ela trabalhou para o periódico LEIA, especializado em literatura e mercado editorial.

Nos textos de introdução de cada bate-papo, a autora reconstitui o clima dos encontros e a receptividade dos escritores à jovem repórter em começo de carreira. As edições originais foram resgatadas no acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM-USP), parceira do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), que guarda a coleção completa do LEIA.

Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto e Mário Quintana são alguns dos brasileiros entrevistados, além da chilena Isabel Allende.

Carlos Drummond, por exemplo, fala de sua poesia: “São meus problemas, meus dramas, os meus sequestros, os meus complexos, a minha dificuldade de adaptação à vida, todo esse sofrimento.” Já Mário Quintana afirma que “poesia não deixa de ser uma forma de falar sozinho”.

Cristina Serra estreou na literatura com o livro Tragédia em Mariana – A história do maior desastre ambiental do Brasil. A obra é uma investigação sobre o desastre provocado pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em novembro de 2015.


De Belém do Pará, Cristina se formou em Jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Trabalhou nas redações dos jornais Resistência, Tribuna da Imprensa, Leia, Jornal do Brasil, da revista Veja e da Rede Globo. Na TV, foi repórter de política em Brasília, correspondente em Nova York e comentarista do quadro “Meninas do Jô”, no Programa do Jô. Atualmente é colunista da Folha de S. Paulo.

Entrevista
Cristina Serra
Kotter
168 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho