🔓 Coletânea reúne narrativas baseadas na mitologia de religiões africanas

“Contos de Axé” traz textos de Eliana Alves Cruz, Geovani Martins e Itamar Vieira Junior, entre outros autores; a organização da obra é de Marcelo Moutinho
Geovani Martins e Eliana Alves Cruz participam da coletânea “Contos de Axé”
06/10/2021

A coletânea Contos de Axé, organizada pelo carioca Marcelo Moutinho, reúne 18 histórias inspiradas nos arquétipos dos orixás. Eliana Alves Cruz, Geovani Martins, Luisa Geisler e Itamar Vieira Junior são alguns dos nomes que integram a obra, lançada pela Malê.

“A partir dos contos criados com base na mitologia das religiões de matriz africana, a ideia é tentar iluminar uma cultura de admirável força alegórica que costuma ser ignorada no Brasil, embora seja tão definidora de nossa gênese”, diz Moutinho, cronista do Rascunho.

Além da amplitude geográfica, o recorte contempla a diversidade de raça, gênero, idade e estilo. Com relação ao tema do livro, há autores que têm ligação íntima com religiões africanas e outros que exploram esse vasto universo pela primeira vez.

Aidil Araújo Lima, Carlos Eduardo Pereira, Edimilson de Almeida Pereira, Fabiana Cozza, Giovana Madalosso, Gustavo Pacheco, Jeferson Tenório, Juliana Leite, Marcelino Freire, Miriam Alves, Nei Lopes, Paula Gicovate, Rodrigo Santos e Socorro Acioli são os nomes que completam o livro.

Contos de Axé: 18 histórias inspiradas nos arquétipos dos orixás
Org.: Marcelo Moutinho
Malê
224 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho