🔓 Claudia Lage ministra curso de roteiro adaptado

“Viagens: da palavra à imagem”, com início em 22 de junho, analisa os processos que envolvem a adaptação de um texto literário para o cinema ou TV
A escritora e roteirista Claudia Lage
14/06/2021

Estão abertas as inscrições para o curso Viagens: da palavra à imagem, ministrado por Claudia Lage. Nas aulas, que acontecem de 22 de junho a 24 de agosto, sempre às terças-feiras, a escritora e roteirista carioca analisa os processos envolvidos na adaptação de um texto literário para o cinema ou TV. Para participar ou tirar dúvidas, escreva para [email protected].

Durante os três meses de encontros virtuais, transmitidos pela plataforma Zoom das 10h30 às 12h30, Claudia aborda as especificidades do “olhar literário” e do “olhar audiovisual”, mostra como estabelecer um recorte específico da obra que será adaptada e explica as diferenças entre enredo, conflito e experiência nessas diferentes linguagens.

Para pôr os ensinamentos em prática, os alunos vão escrever cenas e sequências dramáticas a partir de narrativas literárias. Até a conclusão do curso, que também destrincha adaptações audiovisuais bem-sucedidas, os participantes terão desenvolvido o roteiro de um curta-metragem.

Claudia Lage já escreveu roteiros para a TV Globo e Conspiração Filmes, entre outras produtoras. Na literatura, lançou os romances O corpo interminável (2019) e Mundos de Eufrásia (2016), os ensaios-crônicas de Labirinto da palavra (2013) e os contos de A pequena morte e outras naturezas (2000).

>>> Confira a participação de Claudia Lage na coluna Conversas flutuantes, de Carola Saavedra

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho