🔓 Clássico da holandesa Hella Haasse ganha tradução

“O amigo perdido”, lançado originalmente em 1948, se passa nas Índias Orientais Holandesas e acompanha uma amizade que termina em tragédia
Hella Haasse, autora de “O amigo perdido”
05/10/2021

No romance O amigo perdido, lançado pela Rua do Sabão, a holandesa Hella Haasse narra a trajetória de dois rapazes em meio aos conflitos das Índias Orientais Holandesas, atual Indonésia, onde nativos e colonos trocavam experiências.

A história, contada em primeira pessoa, acompanha um filho de holandeses criado em uma plantação colonial e seu amigo, o nativo Oeroeg. Da mesma idade, os meninos convivem em harmonia — até que, com o passar dos anos, as circunstâncias políticas e raciais do ambiente vêm à tona com maior força para os rapazes.

“Junto com a pureza da prosa, que é de uma sobriedade cristalina, o mérito do livro reside justamente na capacidade de apontar as múltiplas dimensões ambíguas que mascaram o racismo e a xenofobia, de ambos os lados, e a debilidade das fronteiras”, anotou Leonetta Bentivoglio no jornal italiano La Repubblica. 

Hella Haasse nasceu em Jacarta, na Indonésia, em 1918 — período em que o país era das Índias Orientais Holandesas. Celebrada por sua ficção história inovadora, ganhou prêmios como o Constantijn Huygens (1981) e o Hooft (1983), entre outros. Morreu em 2011.

O amigo perdido
Hella Haasse
Trad.: Daniel Dago
Rua do Sabão
181 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho