🔓 Chico Buarque faz sua estreia no conto com “Anos de Chumbo”

Livro, que será lançado em 22 de outubro junto com uma nova edição do romance “Estorvo”, traz oito narrativas permeadas por sexo, perversidade e delírio
Chico Buarque, autor de “Anos de Chumbo e outros contos”
15/09/2021

Menos de dois anos depois de lançar seu último livro, o romance Essa gente, Chico Buarque volta a publicar novo trabalho, desta vez uma coletânea de contos. Anos de Chumbo e outros contos marca a estreia do autor na forma breve.

Em prĂ©-venda, o livro chega Ă s livrarias em 22 de outubro. Na mesma data, a Companhia das Letras lança tambĂ©m uma edição especial de 30 anos do romance Estorvo, acrescida de textos de Roberto Schwarz, SĂ©rgio Sant’Anna, Marisa Lajolo e Augusto Massi e projeto gráfico especial.

Nos oito contos que formam Anos de Chumbo, Chico Buarque apresenta um rol de personagens e situações: Uma jovem e seu tio; um grande artista sabotado; um desatino familiar; Uma moradora de rua solitária; um passeio por Copacabana; um fã fervoroso de Clarice Lispector, etc.

Com alusões ocasionais à barbárie do presente, o autor ergue um labirinto de surpresas, em que o sexo, a perversidade, o desalento e o delírio são elementos constitutivos das tramas.

“Anos de chumbo não é um autorretrato elíptico, tampouco um livro de ruptura ou um acerto de contas. Pois há muita força também em suas continuidades: a atmosfera melancólica de ficções anteriores persiste, e há espaço até para a ternura”, escreve o jornalista e escritor Alejandro Chacoff na orelha do volume.

Anos de Chumbo e outros contos
Chico Buarque
Companhia das Letras
168 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho