Menos de dois anos depois de lançar seu último livro, o romance Essa gente, Chico Buarque volta a publicar novo trabalho, desta vez uma coletânea de contos. Anos de Chumbo e outros contos marca a estreia do autor na forma breve.
Em pré-venda, o livro chega às livrarias em 22 de outubro. Na mesma data, a Companhia das Letras lança também uma edição especial de 30 anos do romance Estorvo, acrescida de textos de Roberto Schwarz, Sérgio Sant’Anna, Marisa Lajolo e Augusto Massi e projeto gráfico especial.
Nos oito contos que formam Anos de Chumbo, Chico Buarque apresenta um rol de personagens e situações: Uma jovem e seu tio; um grande artista sabotado; um desatino familiar; Uma moradora de rua solitária; um passeio por Copacabana; um fã fervoroso de Clarice Lispector, etc.
Com alusões ocasionais à barbárie do presente, o autor ergue um labirinto de surpresas, em que o sexo, a perversidade, o desalento e o delírio são elementos constitutivos das tramas.
“Anos de chumbo não é um autorretrato elíptico, tampouco um livro de ruptura ou um acerto de contas. Pois há muita força também em suas continuidades: a atmosfera melancólica de ficções anteriores persiste, e há espaço até para a ternura”, escreve o jornalista e escritor Alejandro Chacoff na orelha do volume.